Quinta-feira, 25 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Geral

Necropsia aponta ''causa indeterminada'' para morte de publicitário; Politec faz exames complementares

Publicitário passou mal depois de comer comida japonesa e morreu em poucos minutos

09/07/2021 - 15:09 | Atualizada em 10/07/2021 - 08:34

Necropsia aponta ''causa indeterminada'' para morte de publicitário; Politec faz exames complementares

Foto: Reprodução/Facebook

A Diretoria Metropolitana de Laboratório Forense recebeu nesta sexta-feira (09.07) o recipiente e resíduos do alimento ingeridos por José Roberto Figueiredo, de 42 anos, que morreu na madrugada desta quinta-feira (08.07) em Cuiabá após, supostamente, ter ingerido comida japonesa. As amostras serão submetidas à perícia de toxicologia forense para pesquisa de veneno.

O exame de necrópsia realizado no corpo apontou a causa da morte como indeterminada. Como procedimento operacional padrão, a Diretoria Metropolitana de Medicina Legal encaminhou amostras biológicas de conteúdo estomacal, sangue, e tecidos para a realização de dois exames laboratoriais complementares, sendo eles, a perícia toxicológica, que será realizada pela Diretoria Metropolitana de Laboratório Forense da Politec, e o exame histopatológico, realizado pela Diretoria Metropolitana de Medicina Legal.

Este exame consiste na análise microscópica de órgãos e tecidos para se identificar possíveis doenças preexistentes na vítima. A perícia também poderá oferecer elementos para sustentar a hipótese de uma possível reação alérgica causada pela ingestão do alimento. O exame toxicológico visa detectar a presença de venenos ou outras substâncias tóxicas no corpo.

O resultado dos exames poderá auxiliar o perito oficial médico legista na elucidação da causa da morte. Somente após os resultados destas perícias complementares o laudo pericial de necrópsia poderá ser concluído.

A informação da causa da morte é inserida da Declaração de Óbito. A liberação do corpo é feita mediante a emissão desta declaração, em que consta além dos dados pessoais da vítima, a informação sobre a causa da morte. Este é o documento-base do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde.

“A Declaração de óbito é emitida pelo IML, imediatamente após o término da necropsia. Ele contém as informações que foram possíveis de se obter inicialmente. O laudo de necrópsia é um documento posterior que é dirigido à autoridade requisitante, técnico e preciso, para estabelecimento da causa da morte, identificação técnica e raciocínio sobre eventuais vestígios de crime que possa haver”, citou o Diretor Metropolitano de Medicina Legal, Eduardo Andraus Filho.

O prazo legal para a conclusão dos laudos periciais é de dez dias, podendo ser prorrogável conforme a necessidade.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet