informe o texto

Notícias | Legislativo

Ex-coordenadora do PNI diz que Elcio Franco mandou retirar prioridade de vacinação para presos

08/07/2021 - 08:52 | Atualizada em 08/07/2021 - 18:57

Redação

Ex-coordenadora do PNI diz que Elcio Franco mandou retirar prioridade de vacinação para presos

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A CPI da Pandemia vai ouvir hoje (08-07) a ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde Francieli Fantinato.

O autor do pedido para a audiência da servidora, senador Otto Alencar (PSD-BA), apresentou a informação de que ela teria editado nota técnica destinada aos estados, recomendando a vacinação de gestantes que tinham recebido a primeira dose da AstraZeneca com qualquer vacina que estivesse disponível, sem nenhuma comprovação de segurança ou eficiência.

Conforme Otto, esse procedimento, que é chamado intercambialidade, provocou mortes no Brasil. Ela foi exonerada do cargo em 30 de junho, a pedido.

Depoimento

Franciele afirma que não teve apoio do Ministério da Saúde, campanha publicitária e imunizantes para garantir êxito do PNI.

— Por que o maior programa de vacinação do mundo teve dificuldade em executar o seu papel? Faltou para o PNI quantitativo suficiente para a execução rápida de uma campanha. Há que se considerar que o PNI, estando sob qualquer coordenação, não consegue fazer uma campanha exitosa sem vacinas e sem comunicação. Mesmo assim, me esforcei ao máximo para manter a comunicação alinhada com os estados. Trabalhei incansavelmente 24 horas por dia, sete dias por semana, para vacinar a população brasileira. Para um programa de vacinação ter sucesso é simples: é necessário ter vacinação e é necessário ter campanha publicitária efetiva. Infelizmente, eu não tive nenhum dos dois — concluiu.

Francieli reclamou da politização feita pelo líder da nação, presidente Jair Bolsonaro, colocando em dúvida a segurança da vacinação. 

— Quando temos todas as evidências favoráveis mostrando a eficácia, qualquer pessoa que fale contrário vai trazer dúvidas à população. Então, há necessidade de se ter uma comunicação única, seja de qualquer cidadão, de qualquer escalão — disse. 

Franciele afirmou que o Coronel Elcio mandou retirar a prioridade de vacinação para pessoas em privação de liberdade. A ordem foi dada em dezembro de 2020. A senadora Eliziane diz que Elcio manda tirar grupo prioritário do PNI, manda tirar slide de apresentação e que ele precisa ser ouvido. O senador Randolfe recorda que Elcio também negociava vacinas.



 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet