Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Legislativo

Wizard testemunha à CPI. Planalto cruza os dedos

30/06/2021 - 08:57 | Atualizada em 30/06/2021 - 09:09

Redação

Wizard testemunha à CPI. Planalto cruza os dedos

Foto: Ministério da Economia

A  CPI da Covid recebe hoje Carlos Wizard Martins — apontado como integrante do “gabinete paralelo” de aconselhamento ao presidente Bolsonaro no enfrentamento à pandemia e já inserido na lista dos primeiros 14 investigados.

Ao saber que seria convocado pela comissão, o empresário tentou inicialmente ser ouvido por videoconferência, o que lhe foi negado. Apesar de ter obtido habeas corpus, concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso para não responder a perguntas que o incriminassem, o empresário, que estaria nos Estados Unidos desde 30 de março, não se apresentou ao colegiado, o que o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), definiu à época como um desrespeito "não com a CPI, mas com o STF".

Após os integrantes da CPI decidirem que, além do pedido de condução coercitiva autorizado pelo STF, eles acionariam a Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) para localizar Wizard, advogados do empresário procuraram os senadores e informaram que o cliente se apresentaria em data e hora agendadas pela comissão.

O empresário retornou ao Brasil nesta segunda-feira (28). A Justiça Federal em Campinas (SP) autorizou a retenção de seu passaporte, o que foi feito assim que ele desembarcou no Aeroporto de Viracopos (SP).

A convocação de Wizard foi solicitada por meio de requerimento apresentado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que julga ser essencial “esclarecer os detalhes de um 'ministério paralelo da saúde', responsável pelo aconselhamento extraoficial do governo federal com relação às medidas de enfrentamento da pandemia, incluindo a sugestão de utilização de medicamentos sem eficácia comprovada e o apoio a teorias como a da imunidade de rebanho”.

Já foram aprovados, inclusive, requerimentos para quebra de sigilo bancário, telefônico, telemático e fiscal de Wizard.

Requerimentos
A reunião da CPI da Pandemia desta quarta-feira (30) será dividida em três etapas. Primeiro, votará pedidos de empresas farmacêuticas para substituir convocados. A segunda parte prevê a análise de requerimentos para novas convocações de depoentes e fornecimento de informações. Após a fase deliberativa, será tomado o depoimento do empresário Carlos Wizard Martins, já na condição de investigado.

Assista ao vivo

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet