Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Jurídico

PF recolhe passaporte do ex-ministro Ricardo Salles, que fica impedido de deixar o país

Ordem partiu da ministra Cármen Lúcia, "para evitar prisão preventiva ou temporária"

25/06/2021 - 20:48 | Atualizada em 28/06/2021 - 16:06

Redação

PF recolhe passaporte do ex-ministro Ricardo Salles, que fica impedido de deixar o país

Foto: Agência Brasil

O passaporte do ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles já foi recolhido pela Polícia Federal, por determinação da ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia.

“Para se evitar a medida mais gravosa, ou seja, prisão processual (preventiva ou temporária), parece razoável decretar-se medida cautelar mais branda, consistente na proibição do investigado Ricardo de Aquino Salles de deixar o País, a fim de atingir a finalidade pretendida de apuração dos fatos em benefício da segurança pública e da defesa da sociedade”, decidiu a magistrada.

O ex-ministro do Meio Ambiente fica impedido de sair do país, o que aconteceu anteriormente com o ex-titular da Educação Abraham Weintraub.

A decisão da magistrada é resposta a um ofício enviado, na quarta-feira (23/06), ao STF pela deputada federal Vivi Reis (PSol-PA), alertando que “o ministro já deu provas de que não tem a menor intenção de colaborar com as investigações, como no episódio em que se recusou a entregar seu aparelho celular para análise da Polícia Federal".

O pedido da deputada não segue os ritos judiciais e, nesse sentido, não tem valor legal. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, o documento também passou pela Procuradoria-Geral da República, que deu parecer favorável à apreensão, informa o despacho da ministra Cármen Lúcia.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet