Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil

Conta de energia: Bandeira de julho será vermelha patamar 2

Valor será divulgado dia 29

25/06/2021 - 20:14 | Atualizada em 25/06/2021 - 20:21

Redação

Conta de energia: Bandeira de julho será vermelha patamar 2

Foto: Jô Navarro/Caldeirão Político

A bandeira tarifária em julho de 2021 será vermelha, patamar 2, em razão da intensidade da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN), registrando condições hidrológicas desfavoráveis, informa a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O valor a ser pago pelos consumidores será informado excepcionalmente na próxima terça-feira, 29/6, data em que a atualização dos valores das bandeiras será deliberada pela Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Em junho, as afluências nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN) estiveram entre as mais críticas do histórico. Julho inicia-se com mesma perspectiva hidrológica desfavorável, com os principais reservatórios do SIN em níveis consideravelmente baixos para essa época do ano, o que sinaliza horizonte com reduzida capacidade de produção hidrelétrica e elevada necessidade de acionamento de recursos termelétricos. Essa conjuntura pressiona os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado de curto de prazo (PLD), levando à necessidade de acionamento do patamar 2 da bandeira vermelha. O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet