Quinta-feira, 18 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Legislativo

Deputado diz enfrentar ''bandidos'', teme por sua vida e do irmão e vai pedir proteção

Deputado Miranda detalha irregularidades no contrato da Covaxin, mas não cita nomes

23/06/2021 - 12:49 | Atualizada em 23/06/2021 - 19:14

Jô Navarro

Deputado diz enfrentar ''bandidos'', teme por sua vida e do irmão e vai pedir proteção

Foto: Reprodução/CNN

CovaxinGate

Em áudio publicado pelo site O Antagonista o deputado federal Luis Claudio Fernandes Miranda (DEM-DF) afirma que apresentou provas de irregularidades na compra da vacina Covaxin pelo Ministério da Saúde.

Segundo o parlamentar, o presidente concordou com a gravidade do caso.

Segundo o Miranda, o ex-secretário-executivo do MS, Elcio Franco Filho, pressionou seu irmão, servidor do ministério, a autorizar uma ordem de pagamento antecipado para uma empresa que não fazia parte do contrato. "Você faz um contrato com a empresa 'X', aí a empresa 'Y' se compromete a fazer toda a regularização no Brasil; aí recebe um invoice de pagamento - invoice é a nota fiscal - um invoice de pagamento da empresa 'A'? Você é louco de depositar para a empresa 'A'?"

Em entrevista à CNN nesta manhã, o deputado afirmou: "Entreguei a Bolsonaro. O caso não é só de pressão. É gravíssimo: tem desvio de conduta, invoice irregular, pedido de pagamento antecipado que o contrato não previa, quantidades diferentes".

Miranda afirmou que quando levou a denúncia ao ex-ministro Pazuello ele não disse nada, mas sua expressão foi de decepção. "Do tipo não posso fazer nada".

Quando deixou o Ministério da Saúde, Pazuello disse que não se rendia a nenhum 'pixuleco'. Posteriormente, desconversou ao ser questionado sobre o quis dizer. Para Miranda, Pazuello foi "expulso do Ministério" por uma estrutura que o impediu de lutar contra a corrupção. "A estrutura o impediu de fazer o que era certo".

Luis Miranda disse querer acreditar que o presidente Jair Bolsonaro não esteja envolvido no esquema. Afirmou temer por sua vida e do irmão e vai pedir proteção policial. "São bandidos, eu sei com quem estou mexendo. Sei do que eles são capazes".
 

O deputado disse ainda, à CNN, que avisou também o ministro Onyx Lorenzoni e o presidente da Câmara Arthur Lira. 

MPF

A procuradora da República no Distrito Federal, Luciana Loureiro, há indícios de irregularidades no contrato para a entrega de 20 milhões de doses da Covaxin no valor total de R$1,6 bilhão. A dose foi negociada a US$ 15 dólares, preço superior ao da negociação de outras vacinas no mercado internacional, a exemplo da vacina da Pfizer.   

Os elementos reunidos pela procuradora foram enviados para o 11º Ofício de Combate ao Crime e à Improbidade Administrativa. 

CPI da Pandemia

Hoje a CPI da Pandemia aprovou a convocação do deputado federal Luis Claudio Fernandes Miranda e do irmão dele para a próxima sexta-feira (25/6).

O vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues, acaba de informar no Twitter que a comissão vai requisitar segurança para o deputado. "Sua vida e de sua família precisam estar resguardadas".

O relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), chamou de "informações gravíssimas" as apurações que já têm sido feitas sobre a compra da Covaxin.

— Foram ações deliberadas para trazer a Covaxin, a vacina mais cara com o calendário mais alongado. A única aquisição que teve um "atravessador", a empresa Precisa. Uma operação suspeita, e por isso ouviremos na sexta-feira [25] o diretor do Ministério da Saúde [referência a Luis Ricardo Fernandes Miranda] que cuidou dessa importação. O próprio presidente da República estava diretamente envolvido na operação, porque havia mandado mensagens e telefonado ao primeiro-ministro da Índia — afirmou Renan.

A pedido de Randolfe, a CPI solicitou ao Ministério da Saúde toda a documentação sobre o processo de licitação e execução relacionado ao contrato envolvendo as vacinas da Bharat Biotech, o laboratório que produz a Covaxin. A CPI ainda está quebrando os sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático do tenente-coronel Alex Lial Marinho, ex-assessor de logística durante a gestão do general Eduardo Pazuello na pasta.

Randolfe explicou que a CPI já possui documentação dando conta que Alex Lial "atuou fortemente para que seus funcionários superassem, de qualquer forma, os entraves junto à Anvisa que impediam a entrada da Covaxin no Brasil". Ele acrescenta que a CPI teve acesso a depoimento de Luis Ricardo Fernandes Miranda informando sobre "pressões anormais através de mensagens de texto, e-mails, telefonemas e pedidos de reuniões", tendo sido procurado inclusive fora do horário de expediente (aos sábados e domingos)
.
 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet