Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Jurídico

Lula é absolvido na Operação Zelotes

JUSTIÇA FEDERAL

21/06/2021 - 17:30 | Atualizada em 22/06/2021 - 12:29

Redação

O juiz federal Frederico Botelho de Barros Viana, de Brasília, absolveu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco réus por corrupção no âmbito da Operação Zelotes.

Lula e Carvalho foram acusados de aceitar R$ 6 milhões de lobistas e empresários em 2009 para editar medida provisória com benefícios tributários para montadoras.

Segundo o Ministério Público Federal, a propina foi negociada por Carvalho e seria destinada ao PT. Ao final do processo, porém, o órgão concluiu que não havia provas do repasse do dinheiro.

“Muito embora existam elementos que demonstrem a atuação por parte da empresa de MAURO MARCONDES – MARCONDES E MAUTONI – no que se refere à prorrogação de benefícios fiscais às empresas CAOA e MMC, não há evidências apropriadas e nem sequer minimamente aptas a demonstrar a existência de ajuste ilícito entre os réus para fins de repasse de valores em favor de LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA ou de GILBERTO CARVALHO”, escreveu o juiz na sentença.

Respondiam a ação pelo crime de corrupção ativa Mauro Marcondes, José Ricardo da Silva, Alexandre Paes dos Santos, Paulo Arantes Ferraz (Mitsubishi) e Carlos Alberto de Oliveira Andrade (Caoa). Informações do blog O Antagonista.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet