Quinta-feira, 18 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Legislativo

Auditor do TCU que produziu relatório fake presta depoimento na CPI da Covid

17/06/2021 - 09:11 | Atualizada em 17/06/2021 - 10:17

Da Redação

Auditor do TCU que produziu relatório fake presta depoimento na CPI da Covid

Foto: Reprodução

A CPI da Covid questiona hoje (17-06) Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, o auditor do TCU responsável pelo relatório falso sobre as mortes na pandemia.

Ele obteve um habeas corpus no Supremo, em decisão do ministro Gilmar Mendes, para poder ficar calado na CPI da Pandemia.

A segunda testemunha do dia é o empresário Carlos Wizard. Ele também obteve o direito de ficar em silêncio e não produzir provas contra si no depoimento à CPI da Pandemia. A decisão foi do ministro Luís Roberto Barroso.  Ele tem o direito de não responder a perguntas que impliquem autoincriminação; não ser submetido a medidas restritivas de liberdade, ter o tratamento próprio ao de investigado e dispensa do compromisso de dizer a verdade no depoimento. Além disso, ele poderá ser acompanhado de um advogado. A decisão de Barroso, no entanto, não garantiu ao empresário o direito não comparecer à comissão.

Depoimentos adiados

O empresário Carlos Wizard, que não compareceu ao depoimento desta quinta-feira, havia sido convocado por suspeitas de integrar "gabinete paralelo" do governo sobre a pandemia de covid-19.

Omar Aziz (PSD-AM) se disse espantado com a falta de respeito de Wizard e que vai oficiar um juiz para determinar a condução coercitiva, além de solicitar a retenção do passaporte do depoente pela PF tão logo ele ingresse no país.

A reunião da CPI foi encerrada por conta da votação em Plenário da MP que trata da privatização da Eletrobras, marcada para esta manhã. O depoimento do auditor do TCU Alexandre Marques será reagendado.


 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet