Quarta-feira, 24 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Jurídico

Bolsonaro, Senado, Câmara e Marinho têm 5 dias para explicar orçamento secreto

Rosa Weber nega suspender ação que apura compra de apoio político com emendas RP9

14/06/2021 - 20:33 | Atualizada em 16/06/2021 - 22:29

Jô Navarro

Bolsonaro, Senado, Câmara e Marinho têm 5 dias para explicar orçamento secreto

Foto: STF

Apesar da desistência do partido Cidadania, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber manteve a ação que pede a suspensão de pagamentos de valores do orçamento secreto, também conhecido como Bolsolão.

Segundo a ministra, nesse tipo de ação ´"inadmissível a desistência'.

Rosa Weber deu prazo de cinco dias para que o presidente Jair Bolsonaro, a Câmara dos Deputados, o Senado e Rogério Marinho prestem informações.
 


O orçamento secreto foi denunciado pelo jornal O Estado de São Paulo, que revelou que o dinheiro distribuído por meio da emenda RP9 (emenda do relator) a congressistas, para aumentar sua base de apoio, foi usado para comprar tratores com preços até 259% acima da tabela de referência do governo. 

Segundo o 'Estadão', na semana passada o deputado Domingos Neto (PSD-CE) realizou evento para distribuição de tratores a prefeitos aliados.

O maquinário foi adquirido pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) a partir de verbas do orçamento secreto, ao custo de R$ 9,5 milhões. Segundo o jornal, 31 máquinas foram entregues, 20 deles para prefeitos do PSD.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet