informe o texto

Notícias | Legislativo

Vote na enquete sobre a PEC do voto impresso no portal da Câmara dos Deputados

Para o presidente do TSE, o voto impresso criará risco de fraude e venda de votos

14/06/2021 - 09:01 | Atualizada em 16/06/2021 - 21:28

Redação

Vote na enquete sobre a PEC do voto impresso no portal da Câmara dos Deputados

Foto: Divulgação/TSE

A PEC 135/19 que institui o voto impresso nas eleições está em análise na Câmara dos Deputados.

Governistas têm votado em massa, enquanto os que discordam da proposta são minoria. O placar atual é de 92% a favor e 8% contrários.

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, defendeu no dia 9 de junho o voto eletrônico na Comissão Geral da Câmara dos Deputados. Barroso reforçou a segurança, a transparência e a auditabilidade do sistema eletrônico de votação vigente no Brasil.

O presidente do TSE citou problemas que eventualmente poderiam ocorrer com a impressão de votos proposta por alguns deputados.

“Um é a questão do sigilo. O voto impresso possibilitaria mostrar a composição do voto e permitiria não a identificação nominal do eleitor, mas, no caso de venda de votos, saber o voto que foi entregue. Sobretudo, nós vamos criar um risco de fraude. Se todos se lembram, as fraudes vêm do momento, especialmente, da recontagem, do ‘engravidamento’ e do desaparecimento de urnas. Alguém dirá que em outros países não é assim, e digo que é verdade. Mas nós aqui no Brasil temos nossas circunstâncias peculiares e devemos viver com elas”, disse.

Você pode opinar CLICANDO AQUI 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet