Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil

Negacionismo mata porque leva pessoas a comportamentos irracionais, diz Pasternak

11/06/2021 - 13:02

Redação

Negacionismo mata porque leva pessoas a comportamentos irracionais, diz Pasternak

Foto: Reprodução

Os cientistas Natalia Pasternak e Claudio Maierovitch são ouvidos nesta sexta-feira na CPI da Covid no Senado. Ambos desconstruíram o discurso negacionista incentivado pelo presidente Jair Bolsonaro e sua militância nas redes sociais. 

Ao ser questionada sobre a combinação de medicamentos do chamado "kit covid", Natalia Pasternak destacou que falta base científica para apoiar o uso desses fármacos de forma conjunta.

"Hidroxicloroquina é um medicamento comum e muito bom para malária – e para algumas doenças autoimunes. Mas nunca foi testado em conjunto com outros medicamentos como a azitromicina, a ivermectina, a Annita, e outros componentes que aparecem e somem desse 'Kit Covid'", disse.

"Nesse kit tem uma série de medicamentos que nunca foram testados em conjunto, com interações medicamentosas. E, no caso da hidroxicloroquina, ela sozinha tem um teste de segurança, mas junto com azitromicina já não tem, sendo que são dois medicamentos que podem ter como efeito colateral o aumento de complicações cardíacas", continuou.

"Esses medicamentos, em conjunto, podem ter interações medicamentosas nocivas para rins, fígado podem levar pessoas para fila de transplante, como tem acontecido com usuários desse kit."

O médico Claudio Maierovitch destacou outro aspecto importante, o fato de o uso indiscriminado de medicamentos poder aumentar a resistência de bactérias a antimicrobianos.

"Um dos medicamentos frequentemente incluídos no kit covid é um antibiótico, chamado azitromicina. Isso, além do procedente, é em si um problema enorme para a saúde pública, em um desafio já colocado há tempos, mas particularmente no século 21, que é a resistência de bactérias a antimicrobianos", disse o médico.

"Na medida que são distribuídos na forma de kits, teremos cada vez menos opções para tratar infecções bacterianas importantes", disse.

"A azitromicina tem um lugar específico para uso na terapêutica médica (...) e vem sendo 'queimada' por um uso irresponsável para uma indicação que não lhe cabe."

"Esses medicamentos não servem para Covid-19 de acordo com as evidências acumuladas até agora", disse a microbiologista Natalia Pasternak.

"As novas evidências precisam ser robustas. Se elas aparecerem, a comunidade científica muda de ideia. Mas as evidências acumuladas até agora, de forma realmente robusta, mostram que esses medicamentos não são indicados para Covid-19.

"Isso é negacionismo, não é falta de informação. Negar a ciência e usar isso em políticas públicas não é falta de informação, é uma mentira. E no caso triste do Brasil, é uma mentira orquestrada pelo governo federal e pelo Ministério da Saúde. E essa mentira mata porque leva pessoas a comportamentos irracionais que não baseados em ciência.", afirmou Natália Pasternak.

"Isso não é só para cloroquina, é só um exemplo, mas serve para uso de máscaras, distanciamento social, compra de vacinas – que não foi feita em tempo para proteger nossa população. Esse negacionismo da ciência, perpetuado pelo próprio governo, mata."
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet