Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Legislativo

Lira promete ao Podemos pautar PEC do fim do foro

Atualmente, 54.990 pessoas têm foro especial no Brasil.

10/06/2021 - 19:04 | Atualizada em 11/06/2021 - 18:01

Redação

Lira promete ao Podemos pautar PEC do fim do foro

Foto: Podemos

Líderes do Podemos reuniram-se com o Presidente da Câmara, Arthur Lira, para pedir que a PEC do fim do foro seja levada à votação em plenário. No encontro, que ocorreu na quarta-feira (9), Lira prometeu colocar a proposta em discussão na reunião de líderes já na próxima semana.

"Pedimos prioridade para que a PEC do fim do foro, que está parada na Câmara seja pautada. Tivemos o compromisso do Presidente de trabalhar junto aos demais líderes para colocar a matéria em votação", comentou a presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP).

Autor da PEC do fim do foro, o senador Alvaro Dias diz que a aprovação da PEC atenderá aos anseios dos brasileiros.

"Será um salto civilizatório, sem dúvida o Brasil está agarrado ao atraso nesta matéria porque não há no mundo nada igual. O foro privilegiado é um guarda-chuva protetor de autoridades que cometem delitos e nós precisamos acabar com isso, o avanço é inegável. Aí poderemos comemorar que somos todos iguais perante a lei", defende o senador.

Pela proposta, o foro por prerrogativa de função ficaria restrito a cinco autoridades: o Presidente da República, Vice-presidente da República, Presidente da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal. De acordo com estudo realizado pela Consultoria Legislativa do Senado, 54.990 pessoas têm foro especial no Brasil.

Em maio, a PEC que acaba com o foro privilegiado no país completou 900 dias parada na Câmara, desde que foi aprovada pela Comissão Especial, em 2018, e liberada para votação em plenário.

"É uma expectativa enorme que parece que está a caminho de um desfecho agora. Porque o fato de nos ter recebido o presidente Lira e estar com esse prestígio de que ele cumpre aquilo que ele promete em termos de pauta. Isto é muito animador. Então, provavelmente vamos nos igualar aos países adiantados do mundo. Temos aqui cerca de 55 mil brasileiros com foro privilegiado o que é uma aberração. E acabando com isso teremos um avanço considerável", projeta o senador Lasier Martins (RS).

Participaram da reunião o senador Alvaro Dias (PR), a presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP), o senador Lasier Martins (RS), e os deputados Diego Garcia (PR) e Rodrigo Coelho (SC).
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet