Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Legislativo

Senadores da CPI lançam nota crítica contra o pronunciamento de Jair Bolsonaro

TRAGÉDIA DA COVID-19

03/06/2021 - 06:34 | Atualizada em 03/06/2021 - 09:54

Redação

Senadores que integram a CPI da Pandemia divulgaram uma nota, há pouco, repudiando o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em rede nacional, na noite de hoje. No documento, os parlamentares apontam um "atraso fatal e doloroso" na declaração de Bolsonaro falando sobre vacinas.

Os senadores do chamado "G7" –  que são maioria na CPI e criticam a atuação do Governo Federal no combate à Covid-19  –subscrevem a carta, além de dois suplentes. Eles lembram de falas do presidente minimizando a doença, como quando disse que se tratava de uma "gripezinha".

Leia o comunicado na íntegra:

"Nota pública

A inflexão do Presidente da República celebrando vacinas contra a Covid-19 vem com um atraso fatal e doloroso. O Brasil esperava esse tom em 24 de março de 2020, quando inaugurou-se o negacionismo minimizando a doença, qualificando-a de ‘gripezinha’.

Um atraso de 432 dias e a morte de 470 mil brasileiros, desumano e indefensável. A fala deveria ser materializada na aceitação das vacinas do Butantan e da Pfizer no meio do ano passado, quando o governo deixou de comprar 130 milhões de doses, suficientes para metade da população.Optou-se por desqualificar vacinas, sabotar a ciência, estimular aglomerações, conspirar contra o isolamento e prescrever medicamentos ineficazes para a Covid-19.

A reação é consequência do trabalho desta CPI e da pressão da sociedade brasileira que ocupou as ruas contra o obscurantismo. Embora sinalize com recuo no negacionismo, esse reposicionamento vem tarde demais. A CPI volta a lamentar a perda de tantas vidas e dores que poderiam ter sido evitadas.

Omar Aziz - Presidente CPI
Randolfe Rodrigues - Vice-presidente CPI
Renan Calheiros – Relator

Em apoio
membros efetivos:  

Tasso Jereissati
Otto Alencar
Humberto Costa
Eduardo Braga

Suplentes:  

Alessandro Vieira
Rogério Carvalho"

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet