informe o texto

Notícias | Executivo

Bolsonaro cita jogos da Libertadores e insiste na realização da Copa América no Brasil; torneio é questionado no STF

01/06/2021 - 18:01 | Atualizada em 02/06/2021 - 08:40

Da Redação

Bolsonaro cita jogos da Libertadores e insiste na realização da Copa América no Brasil; torneio é questionado no STF

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira (1) os estados-sede da Copa América, apesar de alertas de cientistas diante da terceira onda da pandemia de covid-19. Para o presidente, a realização da Libertadores 'é prova' que não há impedimento para a realização do torneio internacional.

A declaração foi dada durante solenidade no Ministério da Saúde. Segundo Bolsonaro, governadores de Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás e "um quinto que chegou um pouco atrasado" aceitaram receber jogos da competição a partir do próximo dia 13. (Assista ao final)

O governador de São Paulo João Doria, já comunicou a CBF que o estado não sediará jogos. "Comuniquei ao secretário-geral da CBF que SP não deverá sediar a Copa América. Após ampla consulta aos membros do Centro de Contingência concluímos que representaria uma má sinalização do arrefecimento no controle da transmissão do coronavírus. A prioridade é conter a pandemia", afirmou Doria em suas redes sociais.

PT e PSB judicializam o torneio

O Partido dos Trabalhadores (PT) protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para que sejam interrompidos todos os preparativos para que o Brasil sedie a Copa América 2021, torneio sul-americano de futebol. Em pedido de tutela incidental formulado na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 756, da relatoria do ministro Ricardo Lewandowski, o partido quer que o governo federal seja impedido de assinar contratos e protocolos com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) ou com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para viabilizar a realização do campeonato.

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG) impetraram o Mandado de Segurança (MS) 37933, pedindo a concessão de liminar para suspender a adoção de atos legais e administrativos que venham a permitir, promover ou facilitar a realização do torneio no Brasil.

Para a legenda, sediar a Copa América viola os direitos fundamentais à vida e à saúde, bem como da eficiência da Administração Pública. No mérito, solicita que seja reconhecida a absoluta impossibilidade de realização do evento no atual momento pandêmico vivenciado pelo país e pela América do Sul.



 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet