informe o texto

Notícias | Brasil

Operação Cash Box mira empresa que atua no mercado de câmbio paralelo comercializando moedas estrangeiras em espécie

27/05/2021 - 09:14

Operação Cash Box mira empresa que atua no mercado de câmbio paralelo comercializando moedas estrangeiras em espécie

Ilustração

Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (27/5) a Operação Cash Box, para apurar crimes de operação irregular de instituição financeira e evasão de divisas, praticados em prejuízo do Sistema Financeiro Nacional, na ordem de 115 milhões de reais.

A investigação, que resultou em 3 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo, iniciou-se em 2020, a partir de informações bancárias compartilhadas pelo COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras, relacionadas a pessoa jurídica sediada no município de Amparo, SP.

No decorrer das apurações, foi identificado que a empresa investigada atuaria no mercado de câmbio paralelo, comercializando moedas estrangeiras em espécie, também realizando operações de dólar-cabo, para remessa de valores ao exterior. Tais atividades seriam desenvolvidas sem a necessária autorização e fiscalização do Banco Central do Brasil.

Apenas no ano de 2019, a pessoa jurídica recebeu mais de R$ 83 milhões, grande parte deste valor através de depósitos em espécie, dificultando o rastreamento da origem dos recursos (1946 depósitos em espécie).

Os 3 mandados de busca foram cumpridos em endereços de pessoas físicas e jurídicas localizados no município de Amparo, SP.

Os envolvidos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes previstos no artigo 16 e no artigo 22 da Lei 7.492/86, cujas penas podem chegar a 10 anos de prisão, sem prejuízo de outros crimes que venham a ser verificados no decorrer das investigações.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet