Quarta-feira, 24 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil

Artistas e intelectuais pedem impeachment de Jair Bolsonaro

TRAGÉDIA NACIONAL

25/05/2021 - 07:50 | Atualizada em 25/05/2021 - 17:11

Redação

Um grupo formado por artistas, intelectuais, humoristas, apresentadores e cantores protocolou, hoje, na Câmara dos Deputados um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. As informações são do Portal G1.

Assinam o documento, por exemplo, o ex-jogador e comentarista esportivo Walter Casagrande, a apresentadora Xuxa Meneghel, o youtuber Felipe Neto, o humorista Fábio Porchat e o escritor Raduan Nassar.

Cabe ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidir se aceita ou rejeita o pedido. Lira já declarou, em diferentes oportunidades, ser contrário ao debate durante a pandemia.

Ao todo, 119 pedidos de impeachment de Bolsonaro já foram apresentados à Câmara. Desses, seis foram arquivados. Outros 113, incluindo o apresentado nesta segunda, aguardam decisão de Lira.

O que diz o documento

O documento elenca uma série de atos praticados por Bolsonaro durante a pandemia e conclui que o presidente cometeu crime de responsabilidade.

"Ao longo dos últimos 15 meses, desde os primeiros casos identificados de Covid19 no Brasil, o presidente da República Jair Messias Bolsonaro praticou um conjunto de atos ilícitos que configuram crimes de responsabilidade e embasam a presente denúncia", diz o documento.

Entre as razões apontadas no documento para justificar a abertura de um processo de impeachment, estão as de que o presidente:

disseminou de informações falsas;
desautorizou a aquisição de vacinas;
violou o decoro e a dignidade de seu cargo e afrontou a honra e a dignidade nacionais;
descumpriu normas legais e regulamentares ao provocar aglomerações;
determinou a produção, por laboratório do Exército, de hidroxicloroquina (remédio comprovadamente ineficaz contra a Covid).

Segundo o documento, as ações de Bolsonaro violam a Constituição e se tornam "ainda mais graves" em razão da crise sanitária e econômica.

"O país não consegue respirar. Pacientes morrem sufocados em leitos de hospitais. Juntamente com os doentes que morrem desamparados, nossa ordem constitucional, os direitos que ela garante e os fundamentos da nossa democracia também sufocam", diz um trecho da peça.

"Pretendem, assim, os denunciantes pelos fundamentos de fato e de direito esmiuçados a seguir, que seja autorizada a abertura de procedimento de impeachment em face do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro", conclui o pedido.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet