Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Jurídico

MPF/Pará investiga motivo de cancelamento de operação pelo ICMBio

Operação foi suspensa pelo diretor Marcos Simanovic.

19/05/2021 - 15:47

Redação

MPF/Pará investiga motivo de cancelamento de operação pelo ICMBio

Foto: Bruno Bimbato/ICMBio

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou nesta quarta-feira (19) que abriu investigação para apurar os motivos do cancelamento, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), de operação contra a criação ilegal de gado na reserva biológica Nascentes da Serra do Cachimbo, no Pará. Entre as primeiras medidas tomadas, o MPF cobrou do instituto acesso à documentação das investigações e justificativas técnicas sobre a mudança de enfoque dos trabalhos.

Planejada por mais de um ano, a operação para apreensão de mil cabeças de gado em uma área de 2,2 mil hectares desmatados ilegalmente (um hectare equivale aproximadamente a um campo profissional de futebol) e com R$ 59 milhões em multas ambientais estava marcada para o último dia 6, mas às vésperas da realização teve seu foco modificado.

A operação foi convertida em um simples levantamento de outros alertas de desmatamento na região. Os servidores do ICMBio teriam sugerido agregar os dois focos, mas houve proibição expressa por parte da direção.

Essas informações sobre a modificação dos objetivos da operação foram relatadas ao MPF pela Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema).

Segundo relatos de servidores do ICMBio à imprensa, a ordem para a mudança de enfoque da operação partiu do diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMbio, Marcos Simanovic.

À presidência do ICMBio, em Brasília, o MPF requisitou acesso integral ao procedimento de investigação e planejamento da operação, com os dados de inteligência levantados pelos servidores do instituto. Também foi requisitado acesso aos demais procedimentos relacionados a essa investigação.

Ao diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMbio o MPF cobrou apresentação das justificativas técnicas para a mudança do foco da operação, principalmente considerando os esforços e recursos aplicados no planejamento da iniciativa.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet