Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Geral

Confira a programação de filmes na última semana do Cinemato

Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá entra na última semana com mostras temáticas

17/05/2021 - 12:51

Confira a programação de filmes na última semana do Cinemato

“Vila Haiti”, de Luzo Reis, será exibido na quarta-feira (19)

Foto: Divulgação

A programação da 20ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – Cinemato entra na última semana. A programação pode ser conferida diariamente no site do festival. Os filmes ficam disponíveis por 24 horas na “playlist” do canal no Youtube. O festival foi contemplado no edital Circuito Mostras e Festivais, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

A partir desta segunda-feira (17), serão exibidas produções atuais do cinema brasileiro, inscritas nas categorias Mostra Centro-Oeste, Resistência e Filmes do Mato. Esta última traz curtas, séries e telefilmes de origem mato-grossense. A eleição dos melhores de cada categoria está nas mãos do público. Os votos serão computados pela quantidade de likes que cada link terá.

Os telefilmes destacam-se por serem inéditos para grande parte do público, caso do documentário “Missivas”, de Caroline Araújo e Maurício Pinto, que entra em cartaz na terça-feira (18). A produção revela a trajetória da militante Jane Vanini, destacando a relação construída entre ela e sua família por meio de cartas enviadas quando Jane estava no exílio (1972-74). A memória mato-grossense sobre o período também é tema do filme.

Outra produção com ares de ineditismo é “Vila Haiti”, de Luzo Reis, a ser exibido na quarta-feira (19). O documentário acompanha dois jovens imigrantes haitianos residentes em Cuiabá. Ao saírem de seu país em busca de melhores condições de vida, esses jovens levaram consigo a missão e a responsabilidade de ajudarem seus familiares que ficaram. Este telefilme apresenta de forma autêntica e sutil a odisseia desses rapazes.

Ainda na categoria telefilme, na quinta-feira (20), As Cores que Habitamos, de Marithê Azevedo traz em seus 51 minutos, várias nuances da diversidade cultural de Cuiabá, passando pela história ancestral até chegar à contemporaneidade num constante diálogo com moradores de diversos lugares.

Os vencedores de todas as categorias serão conhecidos na sexta-feira (21), na cerimônia de encerramento, transmitida em tempo real, a partir das 20 horas (horário de MT) no canal do Cinemato no Youtube. O encerramento será marcado também, por homenagem ao pesquisador Carlos Brandão.

A edição 2021 conta com apoio da Assembleia Legislativa Mato Grosso – via Assembleia Social -, da Universidade Federal de Mato Grosso (IGHD/UFMT), Cineclube Coxiponés e Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT), Laboratório de Comunicação e Cultura – A Lente e Inca – Inclusão, Cidadania e Ação e Cine Teatro Cuiabá.

Resistência

Diversos temas emergentes e urgentes da sociedade pautam as mostras do festival, especialmente, a Mostra Filmes da Resistência. Na segunda-feira (17), em razão do Dia Internacional contra a LGBTfobia, serão exibidos filmes com recorte para o Protagonismo LGBTQIA+. 

Na terça-feira (18), entram em cartaz filmes da seleção “Protagonismo negro” e nos dias subsequentes, “Protagonismo feminino” e “Protagonismo Ambiental”.

Para crianças

Com uma cartela diversa, o Cinemato disponibiliza diariamente, filmes para crianças pela Mostra Cine Caramelo Itinerante MT, que tem curadoria da diretora do festival homônimo, Andreia Vigo.

Ainda na lista de filmes, produções recém-produzidas pela Lei Aldir Blanc e uma seleção especial de curtas e longas produzidos no Centro-Oeste.

Para acessar a programação completa do festival, acesse: www.cinemato21.com.br.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet