Quarta-feira, 24 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Legislativo

DataFolha: 82% dizem que o Senado agiu certo ao abrir a CPI da pandemia

SENADO FEDERAL

14/05/2021 - 17:01 | Atualizada em 17/05/2021 - 14:02

Redação

DataFolha: 82% dizem que o Senado agiu certo ao abrir a CPI da pandemia

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado.

Pesquisa do Instituto Datafolha, publicada hoje, pelo jornal Folha de S. Paulo, apontou que, para 82% dos brasileiros, os senadores agiram bem ao abrir a CPI da Covid. No entanto, para 57%, a comissão fará "apenas uma encenação".

A CPI da Covid foi instalada em 27 de abril, para investigar ações e omissões do governo federal no combate à pandemia. Também deve investigar os repasses feitos aos estados.

A pesquisa foi feita com entrevistas presenciais com 2.071 pessoas em 146 municípios nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Sobre a abertura da CPI:

82% acham que os senadores agiram bem
11% acham que os parlamentares agiram mal
5% responderam que não sabem
2% se disseram indiferentes

Sobre o que a comissão vai fazer:

57% acham que será apenas uma encenação
35% acham que a investigação será levada até o fim a sério
6% não sabem
2% deram outras respostas

CPI

A CPI da Covid acaba de encerrar a segunda semana de depoimentos. Até agora foram ouvidos os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich; o atual ministro Marcelo Queiroga; o presidente da Anvisa, Barra Torres; o ex-secretário de Comunicação da Presidência Fabio Wajngarten e o gerente-geral da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo.

Para a semana que vem, estão marcados os depoimentos do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e do ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo.

Os trabalhos da comissão estão desagradando o Palácio do Planalto. Nos últimos dias, o presidente Jair Bolsonaro decidiu abrir artilharia contra a CPI e, em especial, contra o relator, Renan Calheiros (MDB-AL), a quem chamou de "vagabundo".

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet