Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Malagueta

COM A OMISSÃO DO GOVERNO BOLSONARO CUSTOU 4,5 MILHÕES DE DOSES AO BRASIL, APONTA PFIZER

TRAGÉDIA NACIONAL

13/05/2021 - 15:18 | Atualizada em 13/05/2021 - 15:34

Redação

COM A OMISSÃO DO GOVERNO BOLSONARO CUSTOU 4,5 MILHÕES DE DOSES AO BRASIL, APONTA PFIZER

Foto: Agência Senado

Diante de todos depoimentos até agora na CPI da pandemia da covid-19, está comprovado a omissão do governo Jair Bolsonaro, diante das milhares de mortes no país.

Isso reforça que as mortes poderia ter sido evitadas se o governo agisse rápido e não fosse negacionista.

O gerente geral da Pfizer para a América Latina, Carlos Murillo, disse hoje aos senadores da CPI da Pandemia que os primeiros contatos com o governo brasileiro foram realizados em maio do ano passado, mas a demora na resposta fez com que o primeiro fornecimento de vacinas ocorresse a partir de março deste ano. Cinco ofertas da empresa ficaram sem resposta em 2020.
 

Segundo o depoimento de Murillo, a omissão do governo de Jair Bolsonaro significou que 1,5 milhão de vacinas da Pfizer poderiam ter sido aplicadas em 2020. Além disso, 3 milhões de doses poderiam ter sido aplicadas no primeiro trimestre de 2021.
 

O ex-chefe da Secom Fábio Wajngarten disse ontem aos senadores da CPI que uma carta da Pfizer sobre o fornecimento de vacinas ficou dois meses sem resposta do governo.
 

No ano passado, a postura negacionista de Bolsonaro incluía críticas às vacinas porque o governador de São Paulo João Dória liderava as ações sanitárias com a Coronavac desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa Sinovac. Dória é pré-candidato do PSDB para presidente nas eleições de 2022.

Para o senador Randolfe Rodrigues(Rede-AP), a fala do gerente-gereal é "esclarecedora" e, se o governo tivesse aceitado as propostas da Pfizer, "não estariamos vivendo essa tragédia".

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet