Terça-feira, 16 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Legislativo

Antenor Figueiredo judicializou a CPI da Semob para evitar investigação da compra de semáforos

Hoje ele foi exonerado por determinação judicial após a Deccor constatar prejuízo superior a R$ 553 mil

05/05/2021 - 13:55 | Atualizada em 05/05/2021 - 14:19

Jô Navarro

Antenor Figueiredo judicializou a CPI da Semob para evitar investigação da compra de semáforos

Foto: Divulgação/Câmara de Cuiabá

A CPI da Semob criada na Câmara Municipal para investigar irregularidades na Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) em Cuiabá foi judicializada pelo secretário Antenor Figueiredo em julho de 2020. Às vésperas das eleições, a base do prefeito Emanuel Pinheiro colocou uma pá de cal na CPi. Dentre os alvos da investigação estava o contrato de aquisição de semáforos inteligentes.

Hoje (5-05) a juíza da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Ana Cristina Silva Mendes, determinou o afastamento do cargo do secretário Antenor Figueiredo, após investigação realizada pela Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor). Segundo a juíza, a Delegacia de Combate à Corrupção verificou que ao promover a contratação na forma detectada, com a impossibilidade de realizar o controle remoto de priorização de transporte público, entende-se que houve um dano ao erário no valor de R$ 553.884,32 em face da liquidação do item 13 do Contrato nº 258/2017 “Software de Gerenciamento Semafórico Spinnaker/EMTRAC”, diante da impossibilidade de funcionamento, uma vez que há ausência de comunicação do sistema.

Nas redes sociais, o vereador Diego Guimarães, que presidiu a CPI da Semob, comemorou a operação Sinal Vermelho e destacou que o contrato era um dos pontos de investigação da comissão. No entanto, a CPI da Semob foi judicializada por iniciativa de Antenor Figueiredo. A base do prefeito Emaniel Pinheiro manobrou e a CPI morreu. 



"Este foi exatamente um dos objetos da CPI da SEMOB. Quando criamos a CPI sabíamos que haviam irregularidades na contratação desses semáforos, pois as evidências eram gritantes. A forma como a contratação foi feita, a adesão de uma ata de Aracaju (SE) no contrato e o sistema semafórico não era nenhum pouco “inteligente” o que só aumentou nossa desconfiança.
Depois de conseguirmos a quantidade de assinaturas necessárias, instauramos a CPI e ao invés de abrir a secretaria e disponibilizar as documentações necessárias para investigarmos, o secretário Antenor entrou com uma ação judicial para impedir as investigações. Certamente ele tinha medo de onde as investigações poderiam chegar e agora com essa operação desencadeada pela Deccor fica claro o por que de tanto temor. AS IRREGULARIDADES REALMENTE EXISTIAM!
Esse já é o 5° Secretário do Prefeito Emanuel Pinheiro afastado, o que prova que Cuiabá tem uma gestão manchada pela CORRUPÇÃO", destacou Diego Guimarães nas redes sociais.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet