Quinta-feira, 25 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil

Adenovírus replicante: Anvisa rebate acusação do fabricante da Sputnik V de que teria mentido

Anvisa reitera riscos da Sputnik V e mostra vídeo em que russos admitem problema

29/04/2021 - 16:16 | Atualizada em 29/04/2021 - 18:14

Redação

Adenovírus replicante: Anvisa rebate acusação do fabricante da Sputnik V de que teria mentido

Foto: Reprodução

O presidente da Anvisa Antônio Barra Torres fala ao vivo sobre acusações de que agência teria mentido: "A diretoria da Anvisa esclarece que as informações sobre a presença de adenovírus replicantes constam de documentos entregues à Anvisa pelo desenvolvedor da vacina Sputnik V"

O fabricante da Sputnik V ameaçou processar a Anvisa, acusando-a de mentir sobre a presença de adenovírus replicante. Nas redes sociais o laboratório faz lobby agressivo pela aprovação da vacina.

Torres explicou que a Anvisa apontou o problema com base nos próprios documentos enviados pelos desenvolvedores. Durante a apresentação, a Anvisa mostrou vídeo de uma reunião com representantes do laboratório que mostra que o tema foi tratado em encontro de forma aberta com os pesquisadores russos.

Além disso, a Anvisa disse estar aberta para receber os dados que os desenvolvedores não enviaram sobre a vacina. O principal deles é o relatório técnico que detalha os dados que levaram a Rússia a aprovar a utilização emergencial da vacina.

A Anvisa mostrou documentos enviados pelo fabricante que atestam adenovirus replicante na vacina Sputnik e vídeo de reunião em que foram pedidos os esclarecimentos que não foram fornecidos. No vídeo, os russos admitem o problema. Ou seja, quem está mentindo é o Fundo de Investimento Direto da Rússia, que anunciou hoje no Twitter estar ingressando com ação de difamação contra a Anvisa.


  Assista
 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet