Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil

Revista Nature: ''Estamos sendo ignorados'': pesquisadores do Brasil culpam o governo anticientífico pelo aumento devastador de COVID

TRAGÉDIA NACIONAL

29/04/2021 - 10:52 | Atualizada em 29/04/2021 - 11:01

Redação

O governo do presidente da República, Jair Bolsonaro, é uma desgraça total em todos os setores, um exemplo é o caos no combate a apandemia da covid-19.

Mais de um ano depois que o Brasil detectou seu primeiro caso de COVID-19, o país está enfrentando sua fase mais negra da pandemia. 
Os pesquisadores estão arrasados ​​com o aumento recente de casos e dizem que o fracasso do governo em seguir as orientações baseadas na ciência para responder à pandemia piorou muito a crise.

Eles acrescentam que a administração do presidente Jair Bolsonaro minou publicamente a ciência enquanto se recusava a implementar bloqueios nacionais de proteção e espalhar desinformação.

“Ser cientista no Brasil é muito triste e frustrante”, diz Jesem Orellana, epidemiologista do centro da Fundação Oswaldo Cruz em Manaus. “Metade de nossas mortes eram evitáveis. É um desastre total. ”

Um aumento nas infecções por coronavírus levou muitas das unidades de terapia intensiva do Brasil à beira do colapso . E o número de mortes diárias e mensais atingiu níveis recordes. Desde o início da pandemia, mais de 389.000 pessoas morreram no Brasil em decorrência da doença causada pelo SARS-CoV-2, representando 13% da mortalidade mundial por COVID-19 - embora o país tenha menos de 3% da população global.

Bolsonaro, uma figura polarizadora que foi comparada ao ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, vem contradizendo a opinião científica desde o início da pandemia, quando chamou o COVID-19 de “pequena gripe”. No final do ano passado, ele também deu a entender que as vacinas COVID-19 podem ser perigosas, dizendo: “Se você se transformar em um crocodilo, o problema é seu”.

https://www.nature.com/articles/d41586-021-01031-w
 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet