Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil

Três gerentes da Anvisa votam contra a importação da vacina russa Sputnik V

26/04/2021 - 19:12 | Atualizada em 27/04/2021 - 20:22

Jô Navarro

Três gerentes da Anvisa votam contra a importação da vacina russa Sputnik V

Foto: Reprodução

O Gerente-Geral de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes Lima Santos, acaba de votar contra a importação da vacina Sputnik V.

Segundo Gustavo, faltam dados importantes na documentação apresentada pelo fabricante.

A Gerente-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária Ana Carolina Moreira Marino Araujo relata neste momento como foi a inspeção no laboratório russo, que produz cada etapa da vacina em três locais diferentes. Não foi possível a visita ao Gamaleia, diz a gerente. A gerência não recomenda a importação da vacina russa.

Suzie Marie Gomes, Gerente-Geral de Monitoramento de produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária, também aponta "falhas na condução da pesquisa, nos ensaios clínicos e na qualidade final do produto". Ela ainda cita a possibilidade de choque anafilático no uso do medicamento e também é contrária à importação da vacina.

O diretor da agência Alex Machado Campos, relator, explica que dados não asseguram eficácia e segurança para importação da Sputnik V. No voto, ele cita denúncias enviadas à Anvisa por cidadãos russos informando graves efeitos adversos da vacina.

Os diretores começam a ler seus votos, que decidirão se a Agência autoriza ou não a importação.



Frustração
Para Mato Grosso a negativa frustra a expectativa de recebimento de 1,2 milhão de doses da vacina.

No dia 31 de março o  governador Mauro Mendes e o secretário de Saúde Giberto Figueiredo assinaram  contrato com o fabricante da vacina russa Sputnik para a compra de 1,2 milhão de doses ao custo de 9,95 dólares por dose, com previsão de entrega em abril. O custo total é de U$S 11,95 milhões.


em atualização
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet