Terça-feira, 16 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Jurídico

Ministro Lewandowski nega pedido de mais prazo para Sputnik V

VACINAÇÃO

26/04/2021 - 12:24

Redação

 O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, negou, hoje, o pedido da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para suspender o prazo dado ao órgão para decidir se autoriza a importação de doses da vacina russa Sputnik V. Diante da determinação do ministro, a Anvisa se reúne na noite desta segunda para tratar do imunizante.

No início do mês, Lewandowski estipulou prazo até o fim de abril para que a Anvisa decida sobre a "importação excepcional e temporária" de doses da vacina Sputnik V. O ministro tomou a decisão em uma ação protocolada pelo governo do Maranhão, que diz ter negociado 4,5 milhões de doses da vacina produzida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia. A Anvisa pediu na última terça-feira que o prazo fosse suspenso.

Além do Maranhão, o ministro também já autorizou que Ceará, Piauí e Amapá também possam importar caso a agência não adote o protocolo.

Ao STF, a Anvisa argumentou que dados sobre qualidade, eficácia e segurança precisam ser juntados ao processo de pedido de compra para decidir sobre "importação excepcional e temporária" de doses da vacina desenvolvida pela Rússia. Lewandowski disse que o prazo tem previsão legal e que a ideia é garantir celeridade da imunização.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet