Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Legislativo

Audiência Pública reúne 2 mil pessoas em Cuiabá para debater Lei da Pesca

09/11/2012 - 16:17

Elzis Carvalho

 

Depois de uma verdadeira maratona de discussão pelo interior do estado, em 11 municípios mato-grossenses, a Assembleia Legislativa realizou hoje (9) a 12ª audiência pública para tratar sobre os dispositivos da Lei nº9.794/2012, que normatiza a atividade pesqueira no estado. Em Cuiabá, a polêmica lei foi discutida no ginásio Dom Aquino.

Nos debates participaram dois deputados, Sebastião Rezende (PR), autor do requerimento solicitando as discussões, e Dilmar Dal´Bosco (DEM), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa. Pelo menos duas mil pessoas, representando as diversas colônias pesqueiras mato-grossenses, acompanharam o debate dessa sexta-feira (9). 

De acordo com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR), deputado Sebastião Rezende (PR), as sugestões colhidas nas 12 audiências públicas sobre o assunto serão transformadas em anteprojeto e discutidas antes do recesso parlamentar. A proposta deve ser levada a Plenário para votação no ano que vem. 

“O clamor, em todas as regiões, é para que a Lei 9.794/2012 seja revogada. Por isso, a Assembleia está buscando novas alternativas que venham contemplar todos os setores ligados à atividade pesqueira de Mato Grosso. A nova lei tem que ser socialmente justa, economicamente viável e ambientalmente correta”, destacou Rezende. 

Para o deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM), a Casa de Leis se precipitou ao aprovar a lei sem discutir com os segmentos envolvidos em todos os 141 municípios mato-grossenses. 

O próximo passo da Casa de Leis, de acordo com Dal Bosco, é a formatação de uma comissão, que em conjunto com o Conselho Estadual de Pesca (Cepesca) vai construir um novo modelo para o setor pesqueiro de Mato Grosso. 

“A lei atual tem que ser revogada e precisamos trabalhar na formatação de uma legilação que atenda toda a cadeia produtiva ligada à pesca. A Assembleia errou ao aceitar a forma impositiva como a proposta foi apresentada, mas foi suficientemente corajosa para voltar atrás e suspender os efeitos da legislação vigente”, afirmou Dal Bosco. 

De acordo com o presidente da Federação dos Pescadores de Mato Grosso, Lindemberg Gomes de Lima, em todo o estado existem 11.600 pescadores profissionais que estão sendo prejudicados economicamente. 

“Nos 11 dias em que a lei ficou em vigor, muitos pescadores da baixada cuiabana foram penalizados em seu rendimento financeiro. Quem vai pagar esse prejuízo?”, questionou Gomes de Lima. 

Abaixo, as cidades – cronologicamente – que sediaram as audiências públicas. 

Santo Antônio 
Barão de Melgaço 
Poconé 
Cáceres 
Barra do Bugres 
Juína 
Sinop 
Rondonópolis 
Barra do Garças 
São Felix do Araguaia 
Alta Floresta 
Cuiabá 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet