Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Geral

Lançamento de livro com análise das obras de Ricardo Guilherme Dicke será transmitido no Youtube

20/04/2021 - 13:55

Dayanne Santana

Lançamento de livro com análise das obras de Ricardo Guilherme Dicke será transmitido no Youtube

Foto: Divulgação

O livro “A estética de Dicke: entre o sublime e o grotesco”, da professora Shirlene Rohr de Souza, será lançado nesta terça-feira (20.04), às 20h. O evento será transmitido via Youtube, no Canal do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Fundamentais e Interdisciplinaridade da Universidade do Estado de Mato Grosso (Gedifi/Unemat), disponível aqui.

O livro é resultado do projeto “Publicação de livro, gênero crítica literária – sobre Ricardo Guilherme Dicke”, contemplado no Edital MT Nascentes, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). O livro constitui um exame das narrativas do escritor mato-grossense pelo viés da Estética e seus conceitos fundamentais: belo, feio, sublime e grotesco.

Publicado em dois formatos: impresso e digital, a obra constitui uma forma de enfatizar a importância de Dicke no cenário cultural de Mato Grosso. De acordo com a autora, o interesse pelas obras de Ricardo Guilherme Dicke nasceu a partir da leitura da obra “Toada do Esquecido”.

“O livro se tornou objeto inicial da minha pesquisa de doutorado que, por fim, expandiu-se para toda a obra narrativa do autor. Durante a pandemia, a escrita constituiu uma forma de resistência e de produção. A expectativa é que o livro possa circular entre leitores e admiradores de Dicke”, conclui Shirlene.

O escritor e artista plástico Ricardo Guilherme Dicke, morreu em 2008, em Cuiabá. Bacharel em filosofia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1971. Em 2004, foi nomeado doutor honoris causa pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Seu primeiro livro publicado foi “Caminhos de Sol e de Lua”, no começo da década de 1960. Foi revisor no jornal O Globo, entre 1973 e 1975. As obras de Dicke configura um regionalismo ligado a Mato Grosso e às filosofias fenomenológicas de Heidegger e Merleau-Ponty.

Shirlene Rohr de Souza é capixaba, residente em Mato Grosso desde 2006, quando foi aprovada como docente na UNEMAT, para o Curso de Letras, Campus de Alto Araguaia. Doutora em Estudos Literários, desenvolve pesquisa sobre a estética do realismo grotesco, tema que norteou as análises dos contos e romances de Dicke. Possui em curso uma pesquisa sobre a relação entre a obra literária e a obra pictórica de Dicke.

Serviço

Lançamento do livro “A estética de Dicke: entre o sublime e o grotesco”

Data: 20 de abril de 2021 (terça-feira)

Horário: 20h (horário de Mato Grosso)

Local: Transmissão via Youtube, no Canal do Gedifi/Unemat

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet