Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Jurídico

Força-tarefa da Lava jato desmente declarações de Gilmar Mendes ao Estadão

20/04/2021 - 08:52 | Atualizada em 22/04/2021 - 10:30

Redação

Força-tarefa da Lava jato desmente declarações de Gilmar Mendes ao Estadão

Foto: Reprodução

A força-tarefa da Lava Jato esclareceu declarações dadas pelo ministro do STF, Gilmar Mendes, em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo.

Confira a íntegra. 

O Ministério Público Federal, vem por nota esclarecer que o Ministro Gilmar Mendes, em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, afirmou que o advogado Nythalmar Dias Ferreira Filho teria trânsito com procuradores e teria sido responsável por fazer todas as delações.
A afirmativa feita pelo ministro não é verdadeira, e a tentativa de impor uma narrativa é facilmente desmentida pelos fatos.
A força-tarefa no Rio de Janeiro negociou inúmeros acordos de colaboração premiada com diversos advogados, tendo formalizado 182. De todos os acordos celebrados, apenas um deles foi celebrado pelo advogado mencionado pelo ministro, e, ainda assim, conjuntamente com outros escritórios, de renome nacional, representando parte dos celebrantes.
O acordo celebrado com a participação do advogado respeita a legalidade. Por outro lado, ressalta-se que o advogado mencionado pelo ministro teve êxito em alguns habeas corpus concedidos pelo ministro, sem que isso obviamente possa significar que houve ali alguma ilegalidade. Importante salientar que o advogado mencionado pelo ministro foi investigado e teve deferidos contra si mandados de busca e apreensão autorizados pela 3ª Vara Federal Criminal em razão de representação apresentada pelos procuradores da força-tarefa no Rio de Janeiro.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet