Quarta-feira, 24 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Jurídico

O plenário do STF confirma a CPI da covid-19

14/04/2021 - 15:53 | Atualizada em 15/04/2021 - 08:57

Redação

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, há pouco, referendar a decisão do ministro Luís Roberto Barroso que determinou ao Senado a instalação de uma CPI para investigar as ações do governo federal no combate à pandemia de Covid-19.

Cumprindo a ordem de Barroso, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), fez, ontem, a leitura do requerimento da CPI, o que oficializou a criação da comissão.

A análise da liminar (decisão provisória) concedida por Barroso estava marcada inicialmente para começar na próxima sexta-feira (16) em plenário virtual. Após conversa entre os ministros do Supremo, a data foi antecipada em razão da "urgência e a relevância da matéria".

Barroso é o relator da ação protocolada no STF pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO). Ao todo, 31 senadores assinaram o pedido de criação da comissão – quatro a mais que os 27 exigidos pelo regimento.

O requerimento que pedia a criação da CPI foi protocolado por senadores em 15 de janeiro. No entanto, Pacheco resistia a autorizar a instalação sob o argumento de que a prioridade é o combate à Covid-19.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet