informe o texto

Notícias | Executivo

Bolsonaro sanciona sem vetos o novo marco regulatório do gás

12/04/2021 - 18:35

Redação

Bolsonaro sanciona sem vetos o novo marco regulatório do gás

Foto: Petrobras

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou sem vetos o Projeto de Lei (PL) 4.476/2020, que trata do novo marco regulatório do setor de gás. O texto, que teve votação concluída no Congresso Nacional no dia 17 de março, regulamenta transporte, tratamento, processamento, estocagem, liquefação e comercialização de gás natural no país.

Segundo o projeto, a ANP deverá acompanhar o mercado de gás natural para estimular a competitividade e reduzir a concentração, usando mecanismos como a cessão compulsória de capacidade de transporte, escoamento da produção e processamento; obrigação de venda, em leilão, de parte dos volumes de comercialização detidos por empresas com elevada participação no mercado; e restrição à venda de gás natural entre produtores nas áreas de produção.

O marco regulatório acaba com a exclusividade dos estados na atividade de distribuição de gás natural, seja diretamente ou por concessão, permitindo ainda sua exploração pelas concessionárias privadas de energia elétrica.

De acordo com o Ministério da Economia, a concorrência possibilitada pelas novas regras ajudará a reduzir o preço do gás. E, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o marco regulatório deve gerar investimentos entre R$ 50 bilhões e R$ 60 bilhões.

A lei foi sancionada dois dias depois de o presidente Jair Bolsonaro ter reclamado publicamente do reajuste autorizado pela Petrobras de 39% no preço do gás, a partir de 1º de maio. 

O gás natural é utilizado em residências, automóveis e principalmente na indústria. É diferente do gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás de cozinha, que desta vez, não passou por reajuste. 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet