Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Unemat apoia quarentena em Cáceres e defende prefeita ameaçada de morte

01/04/2021 - 06:30

Unemat

Unemat apoia quarentena em Cáceres e defende prefeita ameaçada de morte

Foto: Reprodução

A Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado vem a público manifestar seu apoio à vida em primeiro lugar, sempre! A sociedade brasileira e mundial vive um momento de caos social e de perdas irreparáveis por conta da pandemia da Covid-19 e, em razão desse momento, medidas muitas vezes consideradas duras, são necessárias. Em Mato Grosso não tem sido diferente, pois estamos vivendo dias dramáticos com o aumento do contágio e de mortes por conta do Coronavírus.

Nesse sentido, pautado pelas recomendações dos órgãos de ciência de que o isolamento social e o distanciamento são as medidas mais eficazes para conter o avanço, foram editadas nos últimos dias medidas amargas, mas necessárias para controlar a propagação do vírus. Em Cáceres - MT, cidade mãe da Unemat e sede da Reitoria da instituição, a prefeita Eliene Liberato editou o Decreto nº 307/2021 acompanhando uma determinação estadual e também uma decisão judicial que determinou quarentena obrigatória. Essa medida gerou revolta de um grupo de pessoas, e com isso ela passou a receber ameaças. Necessitou-se, portanto, de adoção de medidas protetivas para assegurar a vida e o patrimônio público.

A Unemat, nesse momento, se solidariza com a prefeita Eliene e reiteramos que entendemos que para superar esse momento de crise sanitária é preciso se pautar no que a ciência tem demonstrado eficiente, avançarmos na vacinação da população e fazermos o distanciamento social. Ameaças contra a vida em qualquer instância é um atentado. Ameaçar uma mulher é um ato de violência ainda maior, ainda mais por ela estar investida de autoridade que lhe foi dada pela população por meio de voto democrático.  É dever dos nossos governantes cuidar e zelar pelo coletivo, é responsabilidade social zelar pela vida um dos outros.

A Universidade do Estado de Mato Grosso defende intransigentemente a vida e, nesse momento de pandemia, zelado com mais cuidado ainda pela vida da comunidade acadêmica, assegurando que as atividades de ensino, pesquisa e extensão sejam realizadas prioritariamente por meio remoto. Estamos adotando diversas ações no sentido de garantir os direitos dos nossos acadêmicos, realizando colações de grau on-line, cursos, aulas, reuniões e conselhos remotos. Ao mesmo tempo estamos atuando com campanhas com doações e arrecadação de materiais de limpeza e alimentos, máscaras. Também estamos contribuindo com nossos servidores em pesquisa, realização de exames, atendimento psicológico, formação na área da saúde, participação em comitês e em todas as frentes nas quais possamos contribuir com a população de Mato Grosso em diferentes municípios e comunidades. 

A vida é o nosso bem mais precioso. Cuidemo-nos todos.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet