Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Executivo

Mauro Mendes anuncia compra de 1,2 milhão de doses da vacina Sputnik com previsão de entrega em abril

31/03/2021 - 16:45 | Atualizada em 31/03/2021 - 18:56

Jô Navarro

Mauro Mendes anuncia compra de 1,2 milhão de doses da vacina Sputnik com previsão de entrega em abril

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O governador Mauro Mendes fará um anúncio nesta quarta-feira (31.03).

Segundo a assessoria de imprensa do governador, ele anunciará novas medidas adotadas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 pelo Estado. 

Nesta quarta-feira (31) empresários fazem manifestação em Cuiabá contra a quarentena e exigem a reabertura. A pressão política é forte em vários municípios, em alguns casos incentivando a população a reagir e protestar.

A prefeita de Cáceres, Eliene Liberado (PSB), chegou a registrar boletim de ocorrência após ser ameaçada de morte por empresários inconformados com a desão do município ao decreto estadual 874, que determina quarentena obrigatório nos municípios com classificação de risco muito alto.

O prefeito de Campo Novo do Parecis recusou-se a seguir o decreto estadual e mandou comerciantes abrirem seus estabelecimentos. O MP pediu seu afastamento por desacato a decisão judicial.

Veja aqui as novas medidas que anunciadas pelo governador Mauro Mendes.

COMPRA DE VACINAS

16:45h - O governador Mauro Mendes e o secretário de Saúde Giberto Figueiredo assinaram hoje o contrato com o fabricante da vacina russa Sputnik para a compra de 1,2 milhão de doses ao custo de 9,95 dólares por dose, com previsão de entrega em abril. O custo total é de U$S 11,95 milhões.

“A vacinação é o caminho mais rápido e seguro para barrar a circulação do vírus e todos os impactos que essa doença acarreta à vida das pessoas. Temos acionado embaixadas e empresas pelo mundo, mas a grande maioria se nega a fazer negociações diretas com os governos estaduais, assim, há mais de um mês, em parceria com o Consórcio da Amazônia e do Nordeste, iniciamos as tratativas para compra da vacina Sputnik V. Hoje temos um acordo. Hoje, o grande desejo da população é se ver livre desse tormento que tem tirado tantas vidas”, declarou o governador Mauro Mendes.

De acordo com o contrato, será adquirido um total de 1.201.500 doses, sendo necessária a aplicação de duas doses por pessoa para a imunização completa, assim como ocorre com a Coronavac.

Os imunizantes serão entregues por lotes. A previsão é que os primeiros lotes cheguem já na segunda quinzena de abril, e os últimos em julho.

Mauro Mendes explicou que caso o Ministério da Saúde não tenha interesse em custear a vacina para incorporá-la ao Plano Nacional de Imunização (PNI), o Governo de Mato Grosso irá arcar com todos as despesas e usar o imunizante para vacinação exclusiva da população mato-grossense, em complemento às vacinas disponibilizadas pelo ministério.  



Consórcio



A aquisição das vacinas foi possível pela parceria entre os governadores integrantes do Fórum de Governadores da Amazônia Legal e do Consórcio Nordeste, que articularam em conjunto a compra das vacinas.

Desde o ano passado, o governador Mauro Mendes busca a compra direta de vacinas, tendo conversado com todos os laboratórios e fabricantes, bem como procurado auxílio de embaixadores e outros meios diplomáticos.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet