Quarta-feira, 24 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

SESP adota tolerância zero e fiscaliza cumprimento do toque de recolher em MT

Ordem é fechar comércios, multar e prender quem desrespeitar as medidas restritivas de combate à pandemia

12/03/2021 - 06:25 | Atualizada em 12/03/2021 - 06:44

Redação

SESP adota tolerância zero e fiscaliza cumprimento do toque de recolher em MT

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) lançou na quinta-feira (11.03) a fase integrada da Operação Dispersão IV que promete endurecer a atuação das forças de segurança em cumprimento às medidas estabelecidas pelo Governo do Estado por meio dos decretos 836 e 837/2021. 

A operação ocorreu simultaneamente nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande e teve um maior efetivo empregado, já que a Sesp-MT pretende coibir a circulação de pessoas e abertura de comércios nos horários proibitivos. Como nos primeiros dias dos decretos a ação dos policiais e bombeiros estava acontecendo em sua maioria em caráter orientativo, agora o secretário da Sesp-MT promete endurecer as medidas.

“Na primeira semana a atuação das forças de segurança se deu de forma mais branda, para que a população que ainda não estivesse informada se adequasse à novas exigências. Agora, iremos para cima com fechamento de estabelecimentos comerciais, prisões e multas se assim for preciso para fazer valer o decreto. É tolerância zero com o descumprimento das medidas de segurança”, prometeu Alexandre Bustamante.

Restrições
Os decretos preveem, de segunda à sexta, a proibição de todas as atividades econômicas das 19 horas às 5h.
Aos sábados e domingos, a proibição será após o meio-dia. A exceção fica por conta das farmácias, imprensa, hospedagem, serviços de segurança e vigilância privada, serviços de saúde, funerárias, postos de gasolina (exceto conveniências), indústrias, transporte de alimentos e grãos, e serviços de manutenção de atividades essenciais, como água, energia, telefone e coleta de lixo.

Já os supermercados poderão funcionar nos sábados das 5 horas às 19h e aos domingos até o meio-dia; restaurantes, inclusive os localizados em shoppings, poderão atender nos sábados e domingos até às 14 horas. "Nos horários permitidos, as atividades econômicas deverão respeitar as medidas de segurança, como o uso de máscara, distanciamento e limitação de 50% da capacidade máxima do local", determina.

Eventos podem ocorrer dentro do horário permitido, respeitado o limite 30% da capacidade do local, e número máximo de 50 pessoas; os serviços de entrega por delivery seguem autorizados até às 23 horas, bem como toque de recolher a partir das 21 horas até às 5h, com proibição de circulação.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet