informe o texto

Notícias | Cidades

Observatório do Clima: Colniza é o sexto maior emissor de carbono no país

MAPEAMENTO DE GASES EFEITOS ESTUFA DO PAÍS

05/03/2021 - 06:28 | Atualizada em 05/03/2021 - 19:03

Redação

Observatório do Clima: Colniza é o sexto maior emissor de carbono no país

Desmatamento

Foto: Fiscalização/Sema-MT

Quando se fala em meio ambiente é pauta de discussões no Mundo por parte dos especialistas no assunto e políticos, que nem sempre concordam com a ciência. É o cado do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que sempre negou as queimadas e desmatamento.

Os dez municípios campeões de gases de efeito estufa (GEE) do Brasil emitem juntos 172 milhões de toneladas brutas de gás carbônico equivalente (CO
2e). É mais do que países inteiros como o Peru, a Bélgica ou as Filipinas. E sete desses grandes emissores ficam na Amazônia, onde o desmatamento é a principal fonte de emissões. É o que revela a primeira edição do SEEG Municípios, uma iniciativa inédita do Observatório do Clima.
 

O desmatamento também faz dispararem as emissões per capita dos municípios amazônicos. Cada morador de São Félix do Xingu, por exemplo, emite 225 toneladas de CO2e por ano, quase 22 vezes mais que a média de emissões brutas per capita do Brasil, 12 vezes mais que a dos Estados Unidos e seis vezes mais que a do Qatar, o país com maior emissão per capita no mundo. Situação ainda pior é a de Colniza, no noroeste de Mato Grosso: sexto maior emissor do país, com 14,3 milhões de toneladas de CO2e emitidas em 2018, Colniza tem a maior emissão per capita bruta do Brasil: 358 toneladas. É como se cada habitante do município tivesse mais de 300 carros rodando 20km por dia.

https://www.oc.eco.br/municipios-da-amazonia-dominam-emissoes-de-carbono/

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet