Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil

Uma pesquisa mostra que Bolsonaro ganha, em outra ele perde

PESQUISAS

29/01/2021 - 18:14 | Atualizada em 30/01/2021 - 08:54

Redação

Uma pesquisa mostra que Bolsonaro ganha, em outra ele perde

Foto: Reprodução

Em uma pesquisa Jair Bolsonaro ganha de todos adversários, em outra ele perde. As pesquisas são apenas conjecturas do momento, até em 20222 muita coisa vai acontecer.

A pesquisa publicada pelo site O Antagonista mostra Bolsonaro derrotado no 2º turno com cinco concorrentes. 

O presidente Jair Bolsonaro seria derrotado num eventual segundo turno por Fernando Haddad (PT) , Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) , Sergio Moro (sem partido) e Luiz Henrique Mandetta (DEM) se as eleições fossem hoje. É o que aponta resultado da pesquisa do Atlas Político,divulgada nesta sexta-feira (29) e publicada em primeira mão pelo O Antagonista.

Andrei Roman, dirigente do instituto de pesquisas, comentou que ainda há um grande número de indecisos e de votos brancos ou nulos. De acordo com ele, os cenários de segundo turno subestimam a verdadeira rejeição de Jair Bolsonaro, assim como ocorria com Lula em 2018.

Num segundo turno, Haddad 42% contra 38 para Bolsonaro; Lula, 40,9% contra 37,8% de Bolsonaro; Ciro Gomes, 41,1% contra 38,9% de Bolsonaro; Sergio Moro, 34% contra 33,6% de Bolsonaro; e Mandetta, 39,9% contra 39,6% de Bolsonaro. O presidente só derrotaria Marina Silva, Joaquim Barbosa, João Dória e Luciano Huck, com diferenças entre 2 e 5 pontos percentuais.

Já outra pesquisa do Insttituto Paraná mostra que Jair Bolsonaro liderando em todos cenários.

O presidente Jair Bolsonaro lidera em todos os cenários da corrida presidencial para 2022. O levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas foi divulgado na manhã desta sexta-feira, 29. Em primeiro turno, Bolsonaro fica na frente de todos os possíveis opositores. Em um possível segundo turno, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública seria o único a empatar tecnicamente com o presidente. Nos outros cenários, Bolsonaro vence todos os candidatos. Na projeção de segundo turno, o instituto apresentou os nomes do presidente Jair Bolsonaro, do ex-ministro Sergio Moro, de Ciro Gomes (PDT), do apresentador Luciano Huck, do governador de São Paulo, João Doria (PSDB) e do ex-presidente Lula (PT).

Na primeira projeção de primeiro turno, o instituto apresentou como candidatos o presidente Jair Bolsonaro, o ex-ministro Sergio Moro, Ciro Gomes (PDT), o ex-candidato à Presidência Fernando Haddad (PT), o apresentador Luciano Huck, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o ex-candidato à Prefeitura de SP Guilherme Boulos, João Amoêdo (Novo) e a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede). No primeiro cenário, Bolsonaro lidera com 30,5% dos votos. Em seguida, Moro tem 12,0%. Ciro Gomes aparece em terceiro, com 10,6%. Haddad fica com 9,5% e Huck registra 8,1%. Boulos, Amoêdo e Marina obtém menos de 4% dos votos.

Em um segundo cenário, o ex-presidente Lula (PT) substitui Haddad. Com Lula na disputa, Moro fica em terceiro lugar, com 12,1%. O presidente Bolsonaro continua na liderança, com 31,0% contra 17,3% de Lula. Em seguida, aparecem Ciro Gomes (9,2%), João Doria (5,3%), Guilherme Boulos (3,6%), João Amoêdo (3,3%) e Marina Silva (2,3%). Na terceira projeção, Bolsonaro continua na frente com 33,7% dos votos. Sem Lula e Moro, Ciro fica em segundo lugar com 12,1%. Haddad aparece próximo do PDTista e soma 11,7%. O apresentador Huck aparece com 9,4%, João Doria com 6,7% e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta com 3,8%. João Amoêdo obtém 3,1% e o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), obtém 1,0%.

Cenários para possível segundo turno em 2022

O presidente Jair Bolsonaro lidera em todos os cenários simulados para o segundo turno. Entre os possíveis nomes, Moro é o que tem mais chance de rivalizar com Bolsonaro. Na projeção, Bolsonaro soma 39,1% enquanto Moro obtém 37,6% dos votos dos entrevistados. A margem estimada de erro estimada pela pesquisa é de aproximadamente 2,0%, o que resultaria em um empate técnico entre os candidatos. Em seguida, em uma disputa entre Lula e Bolsonaro, o atual presidente venceria com 42,4%, contra 35,7% do petista.

No cenário entre Bolsonaro e Ciro Gomes, Bolsonaro ganharia com 43,7% e o PDTista ficaria com 34,3%. No meio do caminho fica o apresentador Luciano Huck. Nesse caso, Bolsonaro levaria a melhor com 42,7% e Huck teria 33,2% dos votos. Doria tem o pior desempenho entre os opositores. Enquanto 44,9% votariam no atual presidente, apenas 29,4% votariam no governador de São Paulo. Esse é o cenário com maior número de nulos/brancos, 21,5% dos entrevistados não votariam em nenhum dos candidatos.


 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet