Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Polícia Civil de MT integra operação nacional de combate à violência contra o idoso

04/12/2020 - 11:15 | Atualizada em 04/12/2020 - 13:44

Redação

Polícia Civil de MT integra operação nacional de combate à violência contra o idoso

Foto: Reprodução

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta sexta-feira (04.12), a Operação Vetus, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em combate aos crimes de violência contra o idoso. A operação ocorreu nos 26 estados do país e no Distrito Federal.
 

Em Mato Grosso, a ação conta com o efetivo de onze policiais coordenados pelo delegado do Núcleo de Atendimento ao Idoso (NAI) de Cuiabá, Vitor Chab Domingues e pela delegada da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande (DEDMCI-VG), Mariell Antonini Dias.

Na operação foram cumpridas, 13 medidas cautelares inominadas de afastamento de lar (nove em Cuiabá e quatro em Várzea Grande) e também realizada a checagem de denúncias anônimas em alguns pontos da região metropolitana. As equipes também realizaram visita em dois abrigos de idoso de Cuiabá para verificar as condições do ambiente e de atendimento aos idosos.

Segundo o delegado do NAI, Vitor Chab Domingues, os principais crimes investigados pela operação Vetus são maus tratos contra idosos, apropriação de proventos, retenção de cartão de crédito, abandono de idoso, omissão de socorro e discriminação por motivo de idade.

Desde o início da operação, no mês de abril até o momento, já foram apuradas 279 denúncias, realizados 800 atendimentos, 668 procedimentos nas delegacias, entre Inquéritos Policiais e Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e 18 prisões.

Das ações realizadas pelo NAI em Cuiabá, foram 16 pessoas presas, 498 vítimas atendidas, 225 diligências, 216 denúncias apuradas, nove medidas cautelares de afastamento de lar, 501 inquéritos instaurados e 98 TCO's lavrados.

Em Várzea Grande, duas pessoas foram presas, 84 vítimas atendidas, 63 diligências, 63 denúncias apuradas quatro medidas cautelares de afastamento de lar, 57 inquéritos policiais instaurados e 12 TCO's lavrados.

Operação Vetus

A operação integrada, teve início no dia 1º de outubro (Dia Internacional do Idoso) e foi planejada tendo em vista o aumento de denúncias de abuso registradas durante o período da pandemia, pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

 

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet