Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Operação Omaggio apura crimes tributários cometidos no Acre com ramificação em MT

03/12/2020 - 16:13

Redação

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Crimes Fazendários (Defaz), deu apoio à operação Omaggio, deflagrada na quarta-feira (02.12) pela Polícia Civil e Secretaria de Fazenda do Estado do Acre para apurar crimes tributários contra a administração pública acreana. Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão em cidades do Acre e em Cuiabá.

A operação conjunta também pediu o bloqueio de nove contas bancárias e sequestro e apreensão de 11 veículos. A investigação policial e fiscal durou cerca de 60 dias, quando foi observada a ramificação da ação criminosa em Mato Grosso.

Algumas empresas eram constituídas com endereços fictícios e seus sócios não passavam de pessoas comuns, sem nenhum poder aquisitivo. Os líderes da ação usavam essas empresas para efetuar compras fora do estado com auxílio de um representante comercial de Cuiabá, que faturava a mercadoria em nome dessas empresas como forma de burlar a fiscalização tributária, o que configura a fraude financeira já que a empresa era usada tão somente como “laranja”.

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Josemar Moreira Portes, ressaltou o trabalho desenvolvido pela instituição de forma conjunta com o órgão do governo.

“Estamos cada vez mais nos apropriando da expertise investigativa com a colaboração da Secretaria da Fazenda para enfrentar de maneira firme esse tipo de crime. Toda sociedade requer de nós essa doação e estaremos cada vez mais aptos para inibir e responsabilizar aqueles que escolherem os caminhos a margem da lei”, disse Josemar Portes.

Para Clovis Monteiro, representante da Secretaria da Fazenda Estadual e diretor Administrativo Tributária “todo material apreendido será submetido à análise de peritos fiscais tributários no intuito de identificar ramificações de pessoas que agem na tentativa de burlar a fiscalização tributária do Estado”.

De acordo com coordenador da operação, delegado Pedro Resende, acredita-se que mais pessoas devam ser presas nas próximas horas.

“Teremos, a partir de agora, mais desdobramentos dessa ação policial devido ao material robusto encontrado durante o cumprimento dos mandados. Tudo isso será analisado dando seguimento a investigação criminal e fiscal”, finalizou Resende.

O nome da operação, Omaggio, refere-se à palavra “tributo” em italiano, uma vez que tal cobrança estatal remonta ao antigo Império Romano.

Informações da Agência de Notícias do Governo do Acre 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet