Terça-feira, 23 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Executivo

Fernando Haddad é o novo prefeito de SP

28/10/2012 - 19:47

André Rigu

 Fernando Haddad (PT) é o novo prefeito da cidade de São Paulo para o período de 2013 a 2016. Ele foi eleito na disputa do segundo turno, neste domingo, após superar o candidato do PSDB, José Serra.


Com 92,24% das urnas apuradas, Haddad somou 56,03% (3.158.994 votos), contra 43,97% (2.479.094 votos) do candidato tucano. Matematicamente, o petista não pode mais ser superado.

A eleição de Haddad marca uma vitória pessoal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A escolha de Haddad, ex-ministro da Educação, foi feita pelo próprio Lula, que barrou a candidatura de Marta Suplicy, hoje ministra da Cultura.

O triunfo de Haddad também é considerado importante para a presidente Dilma Rousseff, que se empenhou na campanha em SP. Dilma considera fundamental ter a prefeitura nas mãos de um aliado para ajudar na campanha à reeleição, em 2014.

Haddad receberá a prefeitura das mãos de Gilberto Kassab (PSD), que apoiou a candidatura de Serra. Apesar de ser opositor, Kassab deve se reunir com membros do PT para fazer parte do governo petista na cidade através do apoio de seus vereadores.

Crescimento só com propaganda na TV
A campanha de Haddad em São Paulo começou com turbulência. O petista, inicialmente, havia escolhido a deputada federal Luiza Erundina (PSB) como vice em sua chapa. No entanto, a aliança com Paulo Maluf (PP) provocou a renúncia de Erundina.

O PT então ofereceu a vaga de vice para o PCdoB. O cargo foi ocupado por  Nádia Campeão.

Nas primeiras pesquisas eleitorais, em julho, Haddad aparecia em quarto lugar, com 3% das intenções de voto. Ele só conseguiu crescer após o início do horário eleitoral na televisão. A passagem para o segundo turno ocorreu apenas nos últimos dias antes da votação em 7 de outubro, após a queda do candidato do PRB, Celso Russomanno.

Troca de apoio
A campanha de Haddad teve dificuldades para conseguir o apoio de Marta. Irritada com a forma da escolha do candidato do PT, a ex-prefeita ficou neutra na disputa até ter uma reunião com Lula. Só após se encontrar com o ex-presidente que ela se empenhou na disputa. Em troca, conseguiu o ministério da Cultura.

Quem é Haddad?
Nascido em 25 de janeiro de 1963, Fernando Haddad é professor universitário, formado em direito, mestre em economia e doutor em filosofia. Ele foi eleito prefeito de São Paulo pelo PT (Partido dos Trabalhadores).

Haddad foi o chefe de gabinete da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico do município de SP na gestão da prefeita Marta Suplicy. Ele também foi ministro da Educação nos governos Lula e Dilma.

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet