Quarta-feira, 24 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Legislativo

Câmara Federal pode criar CPI para investigar pesquisas

27/10/2012 - 16:27

Redação

 O líder do PDT na Câmara Federal, deputado André Figueiredo, já começou a recolher assinaturas de parlamentares para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito dos Institutos de Pesquisa.

Segundo reportagem da Agência Câmara, Figueiredo já contaria com o apoio de 80% dos líderes das bancadas partidárias.

--Queremos, através de uma comissão parlamentar de inquérito, fazer as devidas verificações na metodologia que está sendo aplicada por vários institutos de pesquisa e, a partir do que for abstraído dessa CPI, podemos também elaborar uma regulamentação para as pesquisas eleitorais, argumentou.

A Agência Câmara reporta que, no primeiro turno das eleições municipais, em 21 das 26 capitais onde teve disputa para a prefeitura houve algum erro nas pesquisas eleitorais divulgadas às vésperas da votação. Apenas em Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Macapá (AP) e Palmas (TO) todos os resultados ficaram dentro do previsto pelas pesquisas, considerando a margem de erro, o que gerou críticas e provocou reação na Câmara.

O descontentamento dos parlamentares com os institutos de pesquisa é baseado em casos como o de Recife, onde o Datafolha apontou um segundo turno, mas Geraldo Júlio (PSB) ganhou no primeiro, com 51% dos votos válidos. Também em Curitiba houve erro. As últimas pesquisas – tanto do Datafolha quanto do Ibope - mostravam o atual prefeito, Luciano Ducci (PSB), em segundo lugar e Gustavo Fruet (PDT) em terceiro. Mas as urnas inverteram essa ordem, o que eliminou Luciano Ducci da disputa do segundo turno, que ficou entre Ratinho Júnior (PSC) e Fruet.

Punição

A Agência Câmara destaca que tramita na Casa uma proposta que aumenta a multa para quem divulgar pesquisas eleitorais fraudulentas, podendo chegar a R$ 1 milhão.

O Projeto de Lei 96/11, do deputado paranaense Rubens Bueno, do PPS, foi aprovado em maio pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, e está pronto para ser votado nop plenário.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet