informe o texto

Notícias | Jurídico

Cármen Lúcia e Gilmar Mendes condenam Dirceu por corrupção

09/10/2012 - 19:14

Redação

 A ministra Cármen Lúcia e o ministro Gilmar Mendes votaram neta terça-feira (9) pela condenação do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), do ex-presidente do PT José Genoino e do ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares por corrupção ativa no processo do mensalão (Ação Penal 470) no Supremo Tribunal Federal (STF). Eles também consideraram que participaram do crime de corrupção o empresárioMarcos Valério e os sócios dele Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, e a ex-diretora Simone Vasconcelos.

Com isso, Dirceu soma cinco votos pela condenação, faltando apenas um para formar a maioria. Porém, já há maioria para considerar Genoino de ter participado do esquema de compra de apoio político do Congresso no governo Lula.

Com o voto de Cármen Lúcia, já estão condenados pela maioria dos ministros os réus do chamado núcleo publicitário, Marcos Valério, Cristiano Paz, Ramon Hollerbarch, Simone Vasconcelos e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares pelo crime de corrupção ativa. Os magistrados, no entanto, podem alterar seus votos até o final do julgamento.

Ao analisar a acusação sobre Delúbio, a ministra destacou que sentiu "profundo desconforto" com a atitude da defesa do réu, que assumiu a prática de caixa 2. “Acho estranho e grave que uma pessoa diga ‘houve caixa 2‘. Ora, caixa 2 é crime, é uma agressão à sociedade brasileira. E isso não é pouco. Me parece grave, porque parece que ilícito no Brasil pode ser realizado e tudo bem. O ilícito não é normal", disse Carmen Lúcia.

Assista abaixo, ao vivo, à sessão, transmitida por um canal da TV Senado na internet.