Terça-feira, 16 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Jurídico

TSE rediscutirá envio de tropas a Estado após apelo da OAB

04/10/2012 - 18:00

Redação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá reexaminar, em sua sessão plenária da noite de hoje (04), o pedido de envio de tropas federais para garantir as eleições municipais no Piauí no domingo próximo, que havia sido indeferido pela Corte. O pedido de reconsideração foi apresentado hoje ao relator do processo no TSE, ministro Marco Aurélio Mello, pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, e o presidente da Seccional do Piauí, Sigifroi Moreno Filho, em reunião no Supremo Tribunal Federal. Da reunião participaram ainda os conselheiros federais da entidade pelo Piauí, Marcus Vinicius Furtado Coêlho (também secretário-geral do Conselho Federal da OAB), José Norberto Campelo e Willian Guimarães de Carvalho, além do diretor-tesoureiro da OAB Nacional, Miguel Cançado.

Para o presidente nacional da OAB, o envio de tropas ao Piauí, de acordo com avaliação da Seccional da entidade, é fundamental em razão do “clima de beligerância em vários municípios”. Sigifroi Moreno argumentou com o ministro Marco Aurélio que a reconsideração do pedido, pelo TSE, é “relevantíssimo” dado o histórico de graves ocorrências nas eleições no Piauí. “Portanto, faz-se necessário, de fato, o envio de tropas federais para garantia de um pleito tranquilo no Estado”, asseverou ele ao ministro relator, que concordou em levar o pedido novamente à apreciação da Corte eleitoral ainda hoje
 

O novo pedido de tropas federais, apoiado pela OAB, prevê a cobertura de 81 cidades distribuídas em 32 zonas eleitorais, representando cerca de 30% dos municípios do Estado. Antes, o Piauí havia solicitando tropas para 147 cidades, ou 63% do total de municípios.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet