Quinta-feira, 25 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Geral

Pesquisa revela que peixes do lago do Manso estão contaminados por mercúrio

16/09/2012 - 12:34

Redação

Com elevadas concentrações de mercúrio, algumas espécies de peixes encontradas no Lago do Manso não são recomendadas para o consumo humano. A constatação foi feita por pesquisadores do Departamento de Química da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e da Uppsal University da Suécia. É o que informa a reportagem de Tania Rauber no jornal A Gazeta deste domingo,16.

A primeira análise dos peixes foi feita em 1999, ainda nos rios Manso e Casca, antes da construção da usina hidrelétrica. A evolução na presença do metal foi confirmada em avaliações posteriores em 2005 e 2011. Na última delas, a concentração detectada foi 8 vezes maior da permitida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Professor da UFMT e doutor em Saúde e Ambiente, Edinaldo de Castro e Silva, explica que esse é um processo natural devido a grande quantidade de plantas que ficou submergida no lago. “Ocorre um processo de putrefação desta floresta, que libera o mercúrio na água. Ele é incorporado as algas e outras plantas, que são consumidas pelos peixes”.

Clique aqui para ler a reportagem completa

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet