informe o texto

Notícias | Executivo

Lula não apenas sabia de tudo como era o chefe do mensalão, diz Marcos Valério

15/09/2012 - 12:54

Cícero Henrique

O empresário Marcos Valério já foi condenado por lavagem de dinheiro, corrupção ativa e peculato, pode passar 100 anos na cadeia. A Ação Penal  470 (mensalão do PT) ainda vai julgá-lo por evasão de divisas e formação de quadrilha.

Sem nenhuma dúvida sobre o seu futuro, Marcos Valério está disposto a revelar os segredos do PT, dentre eles que o ex-presidente Lula não apenas sabia de tudo como era o chefe do mensalão. É o que noticia a revista Veja na edição deste sábado, 15.

A revista revela que Marcos Valério teria confidenciado a amigos que fez um pacto com o Partido dos Trabalhadores para chamar a responsabilidade para si e livrar os figurões da sigla. Valério não teria praticado os crimes sozinho  “e manteve em segredo histórias comprometedoras que testemunhou quando era o "predileto" do poder”.

“Valério guarda segredos tão estarrecedores sobre o mensalão que ele não consegue mais guardar só para si - mesmo que agora, desiludido com a falsa promessa de ajuda dos poderosos a quem ajudou, tenha um crescente temor de que eles possam se vingar dele de forma ainda mais cruel”, informa a publicação.

O montante desviado, segundo o Ministério Público,  55 milhões de reais tomados por empréstimo por Marcos Valério junto aos bancos Rural e BMG, que se somaram a 74 milhões desviados da Visanet, fundo abastecido com dinheiro público e controlado pelo Banco do Brasil.

No entanto, segundo Marcos Valério, o valor acima é subestimado. Ele conta que o caixa real do mensalão era o triplo do descoberto pela polícia e denunciado pelo MP. Valério diz que pelas arcas do esquema passaram pelo menos 350 milhões de reais, segundo informa Veja.

A reportagem assinada pelo editor Rodrigo Rangel, da sucursal de Veja em Brasília, tem cinco capítulos e trás revelações que vão dar muita dor de cabeça para o PT, sobretudo para Lula. Sem contar que estamos a 18 dias do pleito eleitoral, o que pode influenciar os eleitores contra o Partido dos Trabalhadores.

LEIA TAMBÉM:

PSDB já fala em pedir apuração da acusação de Marcos Valério ao MP

Dilma cancela compromisso com VEJA; Mantega também

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet