Terça-feira, 16 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Geral

Período de proibição das queimadas é prorrogado até 15 de outubro em Mato Grosso

14/09/2012 - 19:27

Redação

 O período de proibição das queimadas em Mato Grosso foi prorrogado para o dia 15 de outubro em razão das condições climáticas desfavoráveis. A decisão foi tomada na reunião do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, na tarde desta sexta-feira (14.09), um dia antes do término do período proibitivo no Estado.

A reunião foi comandada pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Vicente Falcão, com representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. De acordo com o coordenador geral do Centro Integrado de Multiagência e Combate ao Fogo em Mato Grosso (Ciman), coronel Júlio César Rodrigues, a baixa umidade do ar e os focos de calor no Estado justificam a decisão. 

Rodrigues lembrou ainda que o incêndio no Parque Nacional de Chapada está controlado e agora os bombeiros intensificam as ações para não deixar chegar no véu de noiva. "Importante destacar que qualquer ação de colocar fogo em perímetro urbano é crime independente da época”, completou. 

A secretária adjunta de Mudanças Climáticas, Suely Bertoldi, ressaltou que as queimadas controladas só podem ser realizas com autorização da Sema. “Durante o período proibitivo não se autoriza. Depois é preciso entrar com uma processo na Sema para conseguir autorização. Só será permitido para quem tiver licenciamento ambiental e dominar a técnica”, explicou. 

A previsão é que a umidade relativa do ar aumente nos próximos dias, segundo o superintendente da Defesa Civil de Mato Grosso, coronel BM Sérgio Delamônica. “Temos uma previsão de chuva para o dia 19, mas as recomendações para o período seco continuam. Tomar muita água, comer alimentos leves e evitar fazer exercícios físicos nos horários mais quentes”, afirmou. 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet