Quinta-feira, 25 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Jurídico

Gilmar Mendes condena Valério, sócios e João Paulo por corrupção

29/08/2012 - 18:49

Ana Maria Campos

O ministro Gilmar Mendes começou a ler seu voto no plenário do Supremo Tribunal Federal por volta das 17h desta quarta-feira (29/8). Ele condenou todos os réus que respondem por corrupção, relativos ao item três da denúncia do mensalão.

João Paulo Cunha foi condenado por corrupção passiva por ter recebido R$ 50 mil de Marcos Valério. Segundo a denúncia do Ministério Público, o ex-presidente da Câmara dos Deputados usou a mulher para receber os valores. Valério e os sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz foram condenados por corrupção ativa.

João Paulo também foi condenado por Gilmar Mendes por lavagem de dinheiro. Até agora, há seis votos para que o ex-presidente da Câmara seja condenado por corrupção passiva e quatro por lavagem de dinheiro. Nesse segundo crime, ainda faltam votar Rosa Weber, Celso de Mello, Marco Aurélio e Ayres Britto. Ele também foi condenado por um crime de peculato e absolvido por outro.

Na parte da denúncia referente ao Banco do Brasil, Gilmar Mendes seguiu integralmente o voto do relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, e condenou Henrique Pizzolato (ex-diretor de marketing do BB) por lavagem de dinheiro, corrupção passiva e peculato. Marcos Valério e os dois sócios, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz também foram condenados por corrupção ativa, lavagem e peculato.

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet