Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Jurídico

Faltam 2 votos para condenação de João Paulo

28/08/2012 - 09:14

Josias de Souza

Já somam quatro os votos favoráveis à condenação de João Paulo Cunha. Acaba de votar pela condenação a ministra Cármen Lucia. Antes dela, votaram pela grelha: Joaquim Barbosa, Rosa Weber e Luiz Fux. Optaram pela absolvição, por enquanto, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli.

Falta recolher os votos de seis ministros. Bastam mais dois para que o ex-presidente petista da Câmara desça ao purgatório dos condenados. A sessão foi interrompida no instante em que falaria o ministro Cezar Peluso. Ficou para a próxima sessão, marcada para quarta (29).

João Paulo é acusado de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e dois peculatos. Entre os que o condenaram, apenas Rosa Weber atenuou-lhe o fardo: excluiu um peculato da lista e adiou a análise sobre lavagem.

A maioria condenatória já se formou em relação a outros quatro réus: Henrique Pizzolato, Marcos Valério e seus sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbach. Quanto a esses acusados, os seis votos já conhecidos foram todos favoráveis à condenação (corrupção ativa e peculato).

Em tese, os ministros podem mudar de opinião até o término do julgamento. É raro, porém, que isso ocorra. Assim, pode-se dizer que Pizzolato, Valério, Cristiano e Ramon já têm contra si o nariz torcido da maioria dos 11 ministros do Supremo.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet