Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Jurídico

Fux segue relator e condena Valério e João Paulo Cunha no 'mensalão'

27/08/2012 - 18:44

Redação

O ministro Luiz Fux seguiu, em todas as acusações, o voto do relator do julgamento do mensalão (Ação Penal 470), ministro Joaquim Barbosa, no Supremo Tribunal Federal (STF). Com isso, ele votou pela condenação dos réus julgados até agora. Entre eles, estão o ex-presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha e o publicitário Marcos Valério. O próximo ministro a votar é Dias Toffoli. Assista abaixo, ao vivo, à sessão, transmitida pelo canal da TV Justiça no Youtube.

O julgamento do caso foi retomado nesta segunda-feira (27), por volta de 14h30, com o voto da ministra Rosa Maria Weber, a mais nova integrante da Corte. Em seguida, foi a vez de o ministro Luiz Fux apresentar seu voto. Ela seguiu Barbosa em grande parte do entendimento apresentado no voto dele e condenou de João Paulo Cunha por corrupção passiva e por uma acusação de peculato.

Além disso, a ministra seguiu Barbosa no caso de corrupção no Banco do Brasil e condenou o ex-diretor Henrique Pizzolato, Marcos Valério e dois sócios. Até agora, todos os ministros votaram pela absolvição do ex-ministro Luiz Gushiken.