Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Jurídico

Ministra Rosa Weber condena Cunha e mais 4

27/08/2012 - 15:37

Redação

O décimo quinto dia de julgamento da Ação Penal 470, o chamado mensalão, começou hoje (27) com o voto da ministra Rosa Weber, a integrante mais nova no Supremo Tribunal Federal (STF). O fato surpreendeu a todos que acompanhavam a sessão, pois, na semana passada, ficou acertado que o relator, Joaquim Barbosa, e o revisor, Ricardo Lewandowski, fariam novas considerações sobre as acusações ao deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP).

MINISTRA CONDENA JOÃO PAULO CUNHA
A ministra Rosa Weber resumiu seu voto e condenou João Paulo Cunha por corrupção passiva e peculato.
Condenou ainda o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato pelos crimes de peculato e corrupção passiva em razão de desvio de recursos no Banco do Brasil.

Em relação aos réus Marcos Valério, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, ela entendeu que houve prática de corrupção ativa e peculato tanto por conta de desvios na Câmara quanto no Banco do Brasil.

Se a sessão continuar agora com a votação dos ministros, pela ordem decrescente de antiguidade, os próximos a votar são Luiz Fux; José Antonio Dias Toffoli; Cármen Lúcia; Cezar Peluso; Gilmar Mendes; Marco Aurélio Mello; Celso de Mello e Carlos Ayres Britto, o presidente do STF.

Ainda há dúvida se o ministro Cezar Peluso adiantará seu voto. Peluso aposenta-se compulsoriamente no dia 3 ao completar 70 anos, e sua última sessão na Corte será na próxima quinta-feira (30).
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet