Quarta-feira, 24 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Jurídico

Mensalão: placar da Folha dá cinco pela condenação

19/08/2012 - 10:08

PORTAL BR247

Os ministros do Supremo Tribunal Federal não falam sobre seus próprios votos da Ação Penal 470, o ‘mensalão‘, mas opinam sobre o posicionamento de seus colegas quanto à condenação ou absolvição dos agora 37 réus - Carlos Alberto Quaglia não será mais julgado pela corte. E num cálculo feito com base na opinião dos ministros, o placar está apertado para os acusados.

Na edição deste domingo, a Folha de S.Paulo traz uma reportagem da jornalista Mônica Bergamo que aponta cinco ministros mais propensos a votar pela condenação do núcleo político envolvido no processo. Ao menos dois, segundo o jornal, seriam a favor da absolvição de ao menos alguns acusados e quatro ainda estariam numa ‘zona cinzenta‘, ou seja, fica difícil opinar, já que mantêm discrição.

Os cinco ‘mais inclinados à condenação’ seriam o presidente da corte, Carlos Ayres Britto, o relator do processo, Joaquim Barbosa, Gilmar Mendes, Cezar Peluso e Marco Aurélio Mello. Dos ‘mais inclinados à absolvição‘, o ministro que foi alvo de polêmica por votar num caso em que mantinha relações com os réus – já trabalhou com José Dirceu e advogou para Lula em 2006 –, Dias Toffoli, e o relator Ricardo Lewandowski. Os restantes – Cármen Lúcia, Celso de Mello, Luiz Fux e Rosa Weber – seriam os nomes mais difíceis de sacar para que lado devem se inclinar.

Dos 11 ministros, a Folha ouviu nove, e nenhum revelou o próprio voto. Mas quando opinam sobre seus colegas, é quase unanimidade que Joaquim Barbosa deve condenar os principais réus. Primeiro a começar a votar, Barbosa já pediu a condenação ao deputado João Paulo Cunha, ao publicitário Marcos Valério e a seus sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet