Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Jurídico

'Até carros-fortes foram usados', diz Roberto Gurgel sobre saques no mensalão

03/08/2012 - 16:25

Falando há pouco mais de uma hora, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, relatou o trabalho executado no núcleo financeiro do mensalão. Detalhou que alguns saques feitos pelos membros do mensalão eram de valores tão altos e em moeda corrente que era necessário o uso de um carro-forte. Gurgel deverá usar todo o tempo destinado à sustentação oral da acusação, de cinco horas, para detalhar o mais escandaloso esquema de corrupção da República.

Segundo a PGR, foram desviados R$ 73 milhões do Banco do Brasil. Como eram feitos saques de mais de R$ 100 mil por vez, e até mais, policiais eram contratados para o tranporte nos carros. Ressaltou que as funcionárias das agências do publicitário Marcos Valério realizavam a retiradas e as entregas do dinheiro ilícito aos parlamentares. Elas também repassavam ao Banco Rural os nomes dos “beneficiados”.

Empréstimos fictícios

A investigação também apontou que Valério era interlocutor do Banco Rural junto ao Banco Central. A instituição financiera tinha tinha interesses a serem atendidos pelo Governo, como a liquidação do Banco Mercantil de Pernambuco. Gurgel disse que a presidente do Banco Rural na época, Kátia Rabello, e os diretores José Roberto Salgado, Ayanna Tenório e Vinícius Samarane sabiam da atividade ilícita do dinheiro. Foram eles que fizeram empréstimos fictícios às agências de Valério e asseguraram a distribuição do dinheiro aos parlamentares


 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet